Seminário internacional discute efeitos da lei trabalhista na competitividade

Tema será amplamente discutido na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), durante o seminário promovido em conjunto pela CNI, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST)

A legislação trabalhista é decisiva no aumento da produtividade e da competitividade, independentemente do estágio de desenvolvimento dos países. O tema será amplamente discutido nesta terça-feira (20), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), durante o seminário internacional O Trabalho e a Competitividade no Brasil e no Mundo, promovido conjuntamente pela CNI, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Especialistas da Itália, como o ex-ministro do Trabalho Michel Martone, da França, dos Estados Unidos e do México discutem o assunto com dirigentes do empresariado, das centrais sindicais e ministros do TST. O encontro deverá demonstrar, nas exposições e debates, que a legislação trabalhista tem vários pontos em comum em países de diferentes estágios de desenvolvimento. O alto custo do trabalho é um desses pontos.

As experiências nas relações de trabalho nos cinco países e as perspectivas e desafios para ampliar a competitividade das suas economias são o tema do seminário, que ocorre por ocasião dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), comemorados em 1º de maio deste ano. Os presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade; do TST, ministro Carlos Alberto de Paula; da CUT, Vagner Freitas, e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, abrem o encontro, às 9h. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também estará presente.

Além do ex-ministro do Trabalho italiano Michel Martone, participam das discussões, pela manhã, os advogados Olivier Angotti, da França, integrante da Associação Europeia de Advogados pelo Emprego; Oscar de La Vega, do México, presidente do Comitê de Capital Humano do Instituto Mexicano dos Executivos Financeiros; e Johan Lubbe, dos Estados Unidos, considerado pela Revista Euromoney um dos melhores advogados de Direito do Trabalho do mundo.

Do lado brasileiro, discutem as relações de trabalho os ministros do TST Augusto Leite de Carvalho e Maurício Delgado, o empresário Alexandre Furlan, presidente da Comissão de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social da CNI; Adauto Duarte, diretor da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e os advogados e assessores da CUT Ericson Cruivelli e José Loguercio.

TRANSMISSAO AO VIVO - O seminário será transmitido ao vivo aqui pelo Portal da Indústria, nesta terça (20), a partir das 9h. Participe!

Relacionadas

Leia mais

Brasil corre o risco de ser superado pela Argentina no ranking da competitividade, aponta estudo da CNI
Encontro Econômico Brasil-Alemanha reunirá presidentes de grandes multinacionais
CNI realiza seminário para debater a modernização da legislação trabalhista

Comentários