Meta 2014 vai contar com a indústria

A proposta é desenvolver ações em conjunto com as indústrias, para contribuir com a melhoria da qualidade das águas do rio das Velhas

A indústria mineira está na Meta 2014, pela revitalização da bacia do rio das Velhas. A Fiemg e o Sesi assinaram um termo de cooperação com o Projeto Manuelzão para formalizar a parceria. A solenidade contou com a presença do presidente da Federação, Olavo Machado Jr.

Fiemg e Sesi participarão da Meta 2014 por meio do Programa Minas Sustentável. A proposta é desenvolver ações em conjunto com as indústrias, para contribuir com a melhoria da qualidade das águas do rio das Velhas e, em contrapartida, preparar as empresas para futuras adequações às leis ambientais.

O Programa Minas Sustentável oferecerá um diagnóstico socioambiental gratuito às indústrias da região, apoiando o cumprimento das exigências legais ambientais, além de oferecer capacitações e visitas técnicas orientativas aos empreendedores. O foco da atuação da Fiemg e do Sesi será em gestão da água, resíduos e efluentes, buscando soluções que gerem economia e receitas para as empresas. A atuação das entidades visa a qualidade hídrica e ecológica nas sub-bacias dos ribeirões Itabirito, Arrudas, Onça, Mata, Jequitibá, Água Suja, Caeté-Sabará e Jaboticatubas.

Meta 2014 e o Projeto Manuelzão

A partir da constatação da necessidade em revitalizar o rio das Velhas, o Projeto Manuelzão/UFMG propôs e o Governo do Estado de Minas Gerais assumiu o compromisso de navegar, pescar e nadar no rio das Velhas, em sua passagem pela região metropolitana de Belo Horizonte, até 2014. O foco é a região mais poluída da bacia hidrográfica, que vai da foz do rio Itabirito até o ribeirão Jequitibá. As ações nesse trecho envolvem obras de saneamento, educação socioambiental, mobilização e participação social, mudança de hábitos e atitudes.

Com 801 quilômetros de extensão, o rio das Velhas é o maior afluente da bacia do São Francisco. Nasce em Ouro Preto e deságua em Várzea da Palma. A população no entorno da bacia do rio das Velhas é estimada em 4,4 milhões de habitantes, distribuída nos 51 municípios cortados pelo curso d’água e por seus afluentes.

Relacionadas

Leia mais

Confira 12 cursos do SENAI que têm tudo a ver com o Dia Mundial do Meio Ambiente
PDA reúne sindicatos do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais

Comentários