Mal na matemática e no idioma

Pesquisa de 2011 mostra que no 5º ano do Ensino Fundamental só 36,3% dos alunos têm aprendizado adequado em matemática; no 9º ano, caem para 16,9% e, no 3º ano do Ensino Médio, para 10,3%

O Ensino Fundamental e Médio do Brasil vêm melhorando, mas ainda deixam muito a desejar, sobretudo na matemática e na língua portuguesa em suas séries finais, o que dificulta tanto o acesso ao trabalho como o aproveitamento nos cursos profissionalizantes, neles incluídos os do Pronatec, segundo o presidente da Fiergs, Heitor José Müller.

A última pesquisa, de 2011, citada pelo documento da CNI sobre Educação para o Mundo do Trabalho, mostra que no 5º ano do Ensino Fundamental só 36,3% dos alunos têm aprendizado adequado em matemática; no 9º ano, caem para 16,9% e, no 3º ano do Ensino Médio, para 10,3%. Já o índice de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa, nas mesmas três classes, é de 40%; cai para 27% e melhora um pouco no 3º ano do Ensino Médio para 29,2%.

Faltam operadores
 
Pesquisa realizada pela CNI em 2011 mostra que a falta de trabalhador qualificado afeta dois terços da indústria, atingindo todas as áreas e categorias profissionais, com maior intensidade a área de produção, sobretudo operadores e técnicos. No caso dos operadores de máquinas, é problema para 94% das indústrias.

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