Especialistas debatem sobre educação profissionalizante em Porto Alegre

Apesar de o governo federal ter reforçado o discurso e os programas de incentivo à formação técnica nos últimos anos, a indústria ainda percebe na falta de mão de obra qualificada

No mesmo dia em que o Ministério da Educação (MEC)  divulga a primeira chamada de selecionados pelo  em 117 cursos técnicos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI)  reúne especialistas em Porto Alegre para discutir a formação para o mundo do trabalho.

Apesar de o governo federal ter reforçado o discurso e os programas de incentivo à formação técnica nos últimos anos, a indústria ainda percebe na falta de mão de obra qualificada um dos principais entraves para aumentar a competitividade do país no setor.

Uma pesquisa realizada em 2011 pela CNI mostrou que 69% das empresas enfrentam dificuldades com a falta de qualificação profissional. Dessas, 78% oferecem treinamento na empresa, mas 52% delas afirmam que a má qualidade da educação básica dificulta a capacitação interna. - Precisamos formar "cérebros de obra", a maioria dos cursos técnicos faz treinamentos para tarefas repetitivas, hoje o trabalhador da indústria precisa tomar decisões e lidar com tecnologia - comenta Heitor José Müller, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

A Fiergs é quem organiza o seminário de hoje para reunir sugestões que, em setembro, serão discutidas em Brasília no intuito de criar uma agenda para a educação profissionalizante, dentro do programa Educação para o Mundo do Trabalho, da CNI.

Programa criado com objetivo de abrir 8 milhões de vagas

O secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, destaca que o Pacto Gaúcho Pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica já vem tentando estabelecer esse diálogo entre o setor produtivo e a formação do trabalhador.

Em articulação com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de abrir 8 milhões de vagas até 2014, no ano passado, o Pacto conseguiu preencher 72% das posições abertas. O índice de preenchimento é maior no Pronatec/Tec, voltado a profissões mais especializadas, com 82% de ocupação. No Pronatec/Fic, que atinge funções mais básicas, o índice cai para 63%. - O desafio é trazer pessoas que não estão no mundo do trabalho para esse processo de formação, isso exige mudança conceitual - diz Prodanov.

A pedagoga Jussara Biagini, do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Formadores para o Trabalho da Universidade de Granada, na Espanha, observa que, nos últimos anos, houve um esforço do governo federal para evidenciar o movimento do ensino profissionalizante em direção à cadeia produtiva, tanto que as ofertas estão próximas das exigências do mercado. Os cursos técnicos passaram a atrair um perfil de jovens que tiveram formação direcionada para o Ensino Superior, mas acabam no técnico em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho. - O ensino técnico se tornou cada vez mais acadêmico e elitizado. O arranjo atual tira do processo aquele que está na base da cadeia produtiva, que não se reconhece nesse processo de formação - observa Jussara.

O PANORAMA
Empresas enfrentam falta de mão de obra qualificada, e estudantes buscam vagas de treinamento específico  

DIFICULDADES DA INDÚSTRIA

- 69% das empresas sofrem com a falta de trabalhadores qualificados.
- 78% oferecem treinamento na própria empresa como forma de lidar com a falta de qualificação.
- 52% afirmam que a má qualidade da educação básica dificulta a capacitação dos trabalhadores.

 SISUTEC EM NÚMEROS
 O Sisutec oferece 239.792 vagas em 589 instituições da rede pública, privada e do Sistema S.

- Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1,2 mil horas-aula.
- Os cursos com maior oferta de vagas são Informática (23 mil), Enfermagem (14 mil), Logística (13 mil), Segurança do Trabalho (13 mil) e Redes de Computadores (11 mil).
- 85% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas.
- Os selecionados na lista desta quarta-feira devem se matricular até sexta-feira.

Fontes: Pesquisa CNI - 2011 e Sisutec

Relacionadas

Leia mais

Torneio mundial de profissões exige formação técnica e competências pessoais requeridas nas empresas
Aproximar educação da realidade do mercado de trabalho é meta para CNI
Fiems lança hoje Projeto Educação para o Mundo do Trabalho

Comentários