Amaro Sales assume o Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa da CNI

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) assume no lugar de Lucas Izoton, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que deixa o cargo após nove anos à frente do Compem

“As micro e pequenas empresas correspondem a 99% dos negócios do país. São responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos e representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro”, disse o empresário Amaro Sales (ao centro, na foto) ao assumir o Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem) da CNI, nesta segunda-feira (26), na sede da instituição em Brasília (DF).

Sales também preside a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e assume no lugar de Lucas Izoton, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que deixa o cargo após nove anos à frente do Compem. Durante seu mandato, Lucas trabalhou pela aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e pela criação do Super Simples Nacional. E ainda defendeu a ideia do ”Pense nas Pequenas Primeiro”, uma referência ao projeto da União Europeia Think Small First , em que incentivos setoriais ou mudanças tributárias devem ser analisados conforme o impacto no segmento.

De acordo com o novo presidente, os desafios são grandes. Primeiro, quer dar visibilidade aos números das micro e pequenas empresas. "Temos que mostrar a importância das micro e pequenas para a economia e para a sociedade", destacou. Depois, aplicar na prática o conceito Pense nas Pequenas Pequenas e estimular a inclusão dos pequenos negócios nas cadeias globais de valor. "Vamos defender um tratamento diferenciado. Mas não é de coitadinho, porque pagamos impostos e cumprimos com nossos compromissos. As micro e pequenas não podem ser tratadas como as grandes", concluiu Sales.

Relacionadas

Leia mais

Acesso a financiamento é tema central de reunião do Compem
CNI defende mudanças no Estatuto da Micro e Pequena Empresa
Conselho da CNI defende derrubada do veto ao Refis da Pequena Empresa

Comentários