SENAI envia unidade móvel de qualificação profissional para El Salvador

Ela funciona como uma sala de aula itinerante, com capacidade para qualificar até 768 profissionais, entre jovens e adultos, por ano

A pedido do governo brasileiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) enviou neste mês, a El Salvador, país da América Central, uma unidade móvel de Capacitação Profissional em Costura Industrial. Ela funciona como uma sala de aula itinerante, com capacidade para qualificar até 768 profissionais, entre jovens e adultos, por ano. 

“Vai ser um trabalho feito com o Instituto de Desenvolvimento das Mulheres de El Salvador, que é uma secretaria ligada à presidência. A unidade móvel, semelhante às que existem no Brasil, conta com mesas de corte, máquinas de costura e equipamentos para desenho de roupas, ou seja, você faz tudo dentro dela”, explica o especialista em desenvolvimento industrial do SENAI, Gustavo do Vale. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um quarto da população feminina empregada nas áreas urbanas daquele país trabalha na indústria manufatureira. Com a unidade do SENAI, essas mulheres vão poder aperfeiçoar a prática profissional e, tantas outras, terão a oportunidade de aprender uma nova profissão. 

HISTÓRICO - O SENAI foi convidado pelo governo brasileiro a executar esse projeto após uma solicitação do governo salvadorenho, que visitou uma unidade do SENAI, em São Paulo, em 2010. 

Na visita, o presidente de El Salvador reconheceu a qualidade da escola e assinou um protocolo de intenção para cooperação internacional na área de educação, a fim de estreitar laços com o SENAI e levar ao seu país a experiência da entidade na capacitação e qualificação de mão de obra do setor industrial, além da expertise na prestação de serviços. 

Ao entregar a unidade ao país, um profissional do SENAI capacitou técnicos de lá para que sejam responsáveis por toda a manutenção do veículo e equipamentos. “Damos todo o suporte físico e capacitamos o pessoal. Além disso, qualificamos o corpo técnico de professores para que eles ofereçam o curso de maneira independente", acrescenta Gustavo do Vale. 

Relacionadas

Leia mais

5 cursos do SENAI para você ganhar dinheiro com as delícias do Natal
Cursos técnicos ou de qualificação? SENAI tem milhares de vagas abertas em todas as regiões do país
Há vagas! Confira os cursos do SENAI que estão com matrículas abertas

Comentários