Com Mundo da Logística, Senai estimula busca por conhecimento sobre a área

Evento traz uma série de palestras, workshops, oficinas e visitas técnicas monitoradas ao centro de operações da instituição

Como atua o profissional da área de logística? Como a logística está presente nas indústrias? Qual a importância da logística dentro de uma empresa? Esses e outros questionamentos estão sendo respondidos no evento "Mundo da Logística", que está sendo organizado durante toda esta quinta-feira (06/06) pelos alunos do curso técnico em logística da FatecSenai Campo Grande para disseminar informações sobre a área junto aos estudantes.

O evento, que inclui palestras, workshop, oficinas e visitas técnicas monitoradas ao Centro de Operações Logísticas do Senai, está estimulando a busca por mais conhecimento sobre o tema. Para a aluna do curso técnico em logística da FatecSenai Campo Grande, Thais Paixão, 19 anos, que também participou da organização, o "Mundo da Logística" serviu para reforçar o trabalho em equipe e proporcionar mais aprofundamento sobre o assunto. "Acho que conseguimos obter êxito na nossa tarefa de conhecer mais sobre logística e suas diversas ramificações", salientou.

Quem participou do "Mundo da Logística" teve a oportunidade de conhecer detalhadamente o Centro de Operações Logísticas do Senai, que está equipado com simuladores e toda a infraestrutura técnica necessária para atendimento das demandas das indústrias. Esse foi o caso da aluna do curso de auxiliar administrativo da FatecSenai Campo Grande, Erika Barboza Cezario, 18 anos. "Desde a matéria-prima até o produto final. É importante compreender todo o processo de uma indústria para trabalhar com um conhecimento mais profundo", afirmou.

Já a aluna do curso técnico de assistente administrativo da FatecSenai Campo Grande, Stephania Silva Ramos, 18 anos, revela que não imaginava como funciona a logística na prática. "Todo conhecimento é bem vindo, pois precisamos estar conectados com tudo relacionado à indústria", disse. O Centro de Operações Logísticas do Senai dispõe de laboratório de informática com aplicativos de simulação virtual de operações logísticas, maquete de simulação de operações de transportes em quatro níveis (ferroviário, aeroviário, hidroviário e rodoviário) e armazém didático para simulação de operações de suprimentos.

Esforço

Segundo o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, a estruturação do evento contou com o esforço e a dedicação de toda a equipe, como um exemplo de planejamento e organização. "O trabalho envolveu a interlocução dos alunos com diversas áreas, que planejaram tudo de forma bem pensada. O Mundo da Logística vai colaborar com conhecimentos fundamentais para a formação dos alunos", avaliou. Já o presidente do Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, garantiu apoio ao evento e afirmou que o Sistema Fiems defende o desenvolvimento de ações para melhor formação dos alunos.

"Levar cada vez mais informações garante conhecimento não só para os alunos como para as empresas do Estado, que ganham profissionais mais qualificados", ressaltou Francisco Veloso. Para a instrutora do Senai, Eliete Vespero, a realização do evento comprova a eficiência dos alunos aliando teoria e prática, envolvendo questões de organização, estratégia e planejamento. "Tudo o que foi realizado só demonstra que estamos formando bons profissionais para atuarem no mercado de trabalho", afirmou.

Com o tema "Logística no Agronegócio", o economista e especialista em agronegócio, Lucas Rasi, destacou que tem sido crescente o fluxo de produção e a diversificação de setores relacionados ao agronegócio e a logística tem se tornado cada vez mais complexa. "Tudo que envolve materiais, pessoas e informações dentro de uma empresa refere-se a logística e por meio dela é que nós podemos reduzir custos, oferecer maior eficiência e consequentemente elevar a competitividade da indústria", declarou. 

Como parte da programação do Mundo da Logística, os educadores ambientais Mara Calvis e Heitor Simões realizaram uma apresentação sobre o reaproveitamento de caixas de leite e de sucos para transformá-las em baús e bolsas. "Vemos hoje uma sociedade de extremo consumismo e uma necessidade de sensibilizar as pessoas no sentido de que pode ser agregado valor na transformação dos resíduos sólidos", detalhou Heitor Simões. 

Serviço - O "Mundo da Logística" é aberto ao público e prossegue até as 17 horas na FatecSenai Campo Grande, localizada na Avenida Afonso, 1.114, Bairro Amambaí

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Logística ineficiente dificulta competitividade do comércio exterior brasileiro
Logística e tarifas alfandegárias são os principais obstáculos às exportações brasileiras
VÍDEO: Institutos SENAI de Inovação investem em soluções de logística para diminuir custos das empresas

Comentários