CNI debate política europeia para pequenas e médias empresas

Evento que acontece na próxima quarta-feira (12) terá a participação do presidente da entidade, Robson Braga de Andrade

Na próxima quarta-feira (12), o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o ministro interino da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Nelson de Almeida Prado Harvey Costa, abrem o seminário Pense nas Pequenas Primeiro: Política Europeia para Pequenas e Médias Empresas . O evento será realizado na sede da Confederação Naiconal da Indústria, em Brasília (DF), a partir das 9h.

No projeto europeu Think Small First (pense nas pequenas primeiro, tradução livre) incentivos setoriais ou mudanças tributárias são analisados conforme o impacto no segmento, que é valorizado na Europa. No Brasil, as micro e pequenas empresas representam quase 95% das indústrias e são responsáveis por 31,3% dos empregos no setor. Apesar do papel estratégico para irrigar a base da economia, elas são o elo mais frágil da cadeia empresarial. Além disso, estão mais vulneráveis às mudanças de normas e aos aumentos de custos.

Durante o evento, o conselheiro do diretor-geral para Empresas e Indústria da União Europeia, Jaime Silva, apresentará a política do Think Small First para ministros e empresários. Na sequência, o especialista Cristoph Davis Weinmann divulgará o estudo Regarding the Implementation of Think Small First in Brazil, que avalia as condições encontradas no país para se ter uma política parecida com a dos europeus. O estudo foi elaborado por meio do projeto Diálogos Setoriais, do Ministério do Desenvolvimento com a União Europeia.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL – Experiências bem sucedidas na Europa, nas áreas de inovação e clusters, meio ambiente e financiamento – sempre do ponto de vista das micro e pequenas empresas –, serão apresentadas por representantes de entidades alemãs, francesas e escocesas. Eles farão uma comparação entre o modelo europeu e o brasileiro, sobre o tratamento dado às empresas de menor porte relacionado à inovação e ao financiamento.

Também estarão presentes o presidente do Sebrae, Luiz Barreto; o senador Armando Monteiro Neto, ex-presidente da CNI; a embaixadora-chefe da Delegação Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias; e o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF Gutemberg Uchôa.

PROGRAMAÇÃO – Confira a programação completa do seminário!

Relacionadas

Leia mais

CNI e MDIC assinam acordo para inserir pequenas e médias empresas no comércio exterior
5 serviços que a CNI oferece para pequenas e médias empresas
Pequenas e médias desconhecem responsabilidade compartilhada

Comentários