Brasileiros fazem últimos treinos antes de embarcar para o torneio mundial de profissões

Competição acontece em Leipzig entre 2 e 7 de julho; o país estará representado em 37 modalidades, com uma delegação de 41 competidores

Os 41 competidores que representarão o Brasil no WorldSkills, o maior torneio mundial de educação profissional, estão nos  últimos dias de preparação para a disputa, que ocorrerá em Leipzig, na Alemanha, entre 2 e 7 de julho. No dia 29, o grupo parte para a Europa em busca do primeiro lugar no pódio da competição, que reúne mais de mil estudantes de educação profissional de 52 países. Durante as provas, que serão realizadas entre 3 e 6 de julho, os competidores terão de apresentar habilidades técnicas, individuais e coletivas para  executar tarefas do dia a dia do trabalho, dentro de padrões internacionais de qualidade.

Este ano, o Brasil compete em 37 modalidades, que vão desde cozinha e serviço de restaurante até robótica móvel e mecatrônica. São sete modalidades a mais que a edição anterior do WorldSkills, realizada em Londres em 2011, quando o Brasil ficou em segundo lugar no ranking geral, atrás apenas da Coreia.

A delegação deste ano, formada por estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tem 26 representantes do Sudeste (SP e MG), oito do Sul (RS, SC e PR), cinco do Nordeste (PE, CE e RN) e dois do Centro-Oeste (DF). Veja a lista completa dos competidores brasileiros no site da Olimpíada do Conhecimento.

Os estudantes que representarão o Brasil na competição ficaram na primeira ou segunda colocação da Olimpíada do Conhecimento, o torneio nacional, realizado em novembro de 2012, em São Paulo, e depois conseguiram atingir o índice técnico internacional.

"A competição é minha vida hoje" - Leandro Oliveira, competidor em eletricidade predial

DEDICAÇÃO TOTAL - Desde o início de março, quando a delegação foi definida, juntos, os 41 competidores treinaram mais de 20 mil horas. Alguns deles, como é o caso de Leandro Oliveira, teve até mudança de cidade. O competidor em eletricidade predial trocou Petrolina (PE), sua cidade natal, por Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, onde passa 14 horas por dia em treinamento. “A competição é minha vida hoje. Não saio, não namoro. Passo o tempo todo aqui”, diz ele, referindo-se ao laboratório.

Do total de aproximadamente 500 horas de preparação individual, 100 delas foram destinadas a um treinamento comportamental, cujo objetivo foi o de desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão. A metodologia a distância desenvolvida especificamente para a competição se divide em leituras, vivências e discussões sobre filmes que retratem casos reais de superação. Na semana entre 17 e 21 de junho, o time se reuniu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, para a finalização deste trabalho. Até o dia 28, a preparação volta a ser nos laboratórios para acerto dos últimos detalhes técnicos.

De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, a participação do evento internacional que ocorre a cada dois anos, tem o objetivo de melhorar o padrão de qualidade da educação profissional oferecida pela instituição. “O torneio é uma forma de o SENAI incentivar e valorizar o esforço dos estudantes e, ao mesmo tempo, avaliar a formação que oferece segundo padrões tecnológicos adotados pela indústria em todo o mundo”, destaca Lucchesi.

Desde o início de sua participação, em 1983, o Brasil já conquistou 132 premiações entre medalhas de outro, prata, bronze e diplomas de excelência no WorldSkills. Em 2015, o Brasil será a sede da próxima edição do torneio internacional, que ocorre a cada dois anos em um país diferente. Na competição, que será realizada de 11 a 16 de agosto de 2015, no Parque do Anhembi, são esperados 1,2 mil jovens competidores de 74 países concorrendo em 48 profissões.

Relacionadas

Leia mais

13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Foco e tranquilidade são diferenciais da equipe brasileira que busca o bicampeonato na WorldSkills
VÍDEO: Terminam as provas da WorldSkills

Comentários