Sistema FIEAC realiza mais um evento de sucesso junto aos sindicatos

Como Atrair e Manter Associados foi tema da mesa-redonda realizada na última quinta-feira, 23 de maio

Uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), possibilitou à Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) realizar uma mesa redonda para sindicatos, com o tema Como Atrair e Manter Associados. O evento, realizado na última quinta-feira, 23 de maio, é mais um projeto a fazer parte do Programa de Gestão Sindical Eficiente que busca dar suporte ao executivo e fortalecer a base sindical das indústrias.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), Roberto Rios Lima, foi convidado para falar sobre sua gestão à frente do sindicato e as ações de sucesso que fazem do SIMNO, hoje um dos mais respeitados do país, juntamente com a presidente do Sindicato de Confecções e Correlatas (Sincon), Raimunda Holanda de Paula.

“Eu me preparei para ser presidente de sindicato. Durante anos eu acompanhei de perto a sua dinâmica, observei os problemas, quando e onde eles estavam e principalmente aprendi onde e de que forma encontrar as soluções”, afirmou Lima. Ele ainda ressaltou que nada nem ninguém nasce grande, tudo é construído dia após dia com muito esforço, trabalho sério e que até mesmo as decepções fazem parte do processo.

A presidente do Sincon falou das dificuldades enfrentadas pelos sindicatos acreanos, mas também destacou as conquistas do setor nos últimos anos e do grande potencial sindical do estado. “Ainda existe um número muito grande de indústrias no nosso estado que não são sindicalizadas, algumas por falta de conhecimento da existência destes e outras por não acharem viável a associação. Nosso foco é trazer essas indústrias para os sindicatos”, afirmou.

Para Lima, a questão das indústrias não conhecerem os sindicatos ou ainda não ver vantagens em ser sindicalizadas, é um problema enfrentado por muitos sindicatos e o SIMNO também enfrentou isso, mas conseguiu reverter à situação por meio da divulgação da marca. “Todo mundo gosta de ser visto, se você divulga seu sindicato e as indústrias que fazem parte dele, você atrai indústrias que também querem ser vista”, conclui.

Avaliação do evento – Participaram do evento os presidentes dos sindicatos das Indústrias Madeireiras (Sindusmad), Gráficas (Sindgraf), Extração mineral (Sindmineral) e Alimentação (Sinpal), onde dissertaram sobre seus desafios, metas e tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir possíveis ações com o presidente do SIMNO, conceituado por sua trajetória de sucesso junto às indústrias madeireiras e moveleiras do noroeste do Mato Grosso.

“Pra mim, que também represento a área madeireira, um evento dessa natureza tem um enorme valor, pois além de nos mostrar que é sim possível se tornar forte e atuante com uma boa organização e planejamento, mostra também que é preciso ter coragem e pensar grande”, falou a presidente do Sindusmad, Adelaide de Fátima Gonçalves.

Relacionadas

Leia mais

Fortalecimento Sindical será discutido durante mesa redonda na FIEAC
FIEAC realiza segunda mesa redonda junto aos sindicatos
Sistema FIEAC - Principais Realizações 2013

Comentários