O Brasil deu um importante passo para inaugurar um novo ciclo de investimentos na infraestrutura portuária do país. Na visão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a aprovação da Medida Provisória nº 595, pelo Congresso Nacional, consolida um marco regulatório capaz de atrair o investimento privado na expansão e modernização do sistema portuário. Esse avanço contribuirá sensivelmente para elevar o potencial de crescimento da economia, gerando empregos, renda e riqueza.
Para a CNI, a recuperação da deteriorada infraestrutura portuária brasileira e a adoção de práticas modernas de gestão nos terminais são essenciais para recuperar a competitividade do setor produtivo nacional. A MP dos Portos também avança ao promover a concorrência entre operadores no setor, que resultará na redução de custos. Sem portos que operem de acordo com padrões internacionais de custos e eficiência, a indústria brasileira não conseguirá recuperar sua capacidade de participar competitivamente no comércio mundial.
NOVO HORIZONTE - A aprovação da MP dos Portos estabelece um horizonte promissor para se vencer o cenário de atraso dos portos brasileiros. Há anos a infraestrutura portuária não comporta mais a crescente demanda de carga marítima que transita pelos terminais do país.
Essas deficiências resultaram nas longas filas de navios na costa brasileira e custos adicionais que tiram a competitividade do produto nacional. O estudo Competitividade Brasil 2012, da CNI, mostra que o Brasil possui o sistema portuário menos competitivo entre 14 economias que concorrem diretamente com o setor produtivo nacional por uma fatia do comércio mundial. Entre esses países estão os BRICs (China, Rússia, Índia e África do Sul).