Inova PE discute regulamentação da Lei de Inovação e Prodepe

Em nível estadual, a preocupação do empresariado é com a regulamentação de Lei 10.973, de 2004, para que sejam estabelecidos critérios de incentivo à pesquisa e inovação

O comitê de líderes empresariais do Inova Pernambuco – articulado pelo IEL/PE – vai pleitear duas medidas junto ao Governo do Estado e parlamentares: a imediata regulamentação da lei de inovação e a revisão do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) para facilitar investimentos em pesquisa e inovação.

A medida foi definida durante reunião mensal do Comitê, que congrega empresários de vários segmentos. O encontro foi realizado sexta—feira (24) na sede da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, com a presença dos presidentes da FIEPE, Jorge Côrte Real, da Refinaria, Marcelino Guedes e representantes de indústrias e do setor público.

O diretor de Inovação da CNI, Paulo Mól Júnior, participou da reunião e apresentou a recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), destacando a necessidade de investimento em centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil. “Investir em pesquisa e inovação traz resultados exitosos a qualquer empresa” disse Mól, ressaltando que a Embrapii terá como objetivo primordial desenvolver projetos na área com foco no mercado industrial de todo o país.

Em nível estadual, a preocupação do empresariado é com a regulamentação de Lei 10.973, de 2004, para que sejam estabelecidos critérios estaduais de incentivo à pesquisa e inovação. “Vamos articular junto à Assembleia Legislativa enfatizando a viabilidade de um fundo de capital de risco, permitindo a liberdade de investimento na pesquisa científica, além de discutir a possibilidade de permitir institutos de ciência e tecnologia privados”, explicou Claudio Marinho, consultor do Inova PE.

Outra demanda será a revisão dos instrumentos de incentivo fiscal e financeiro do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco, o Prodepe, para facilitar o investimento em inovação. “As indústrias precisam inovar para que o mercado se desenvolva,” declarou Côrte Real, alertando para o impacto positivo das empresas, em médio e longo prazo, que investem em pesquisa, como forma de se manterem no competitivo mercado. Após a reunião, o grupo participou de uma visita às obras da refinaria.

Relacionadas

Leia mais

Comitê Inova PE retoma encontros e planeja parceria em seminário
Inova PE capacita gestores do Sistema FIEPE
IEL/PE firma convênio para interiorizar oportunidades para alunos do interior

Comentários