Workshop destaca importância de investimentos em design sustentável

Primeiro dia do Design for Environment apresentou iniciativas que poupam recursos naturais e favorecem a competitividade. Evento continua durante esta quarta (10)

Ciclos de redução da atividade econômica ou, até mesmo, de crise, constituem períodos-chave para as empresas investirem em inovação e tecnologia. A aliança dessa ação com a preocupação socioambiental foi apresentada como tendência durante o primeiro dia do Design for Environment: oportunidades e desafios para a indústria brasileira, workshop realizado nesta terça-feira (9) no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo (SP).

O evento, que continua durante esta quarta-feira (10), reforça a importância da criação de processos e produtos que poupem recursos naturais. O Design for Environment, conceito que engloba redução do desperdício, diminuição das emissões de gases do efeito estufa e aumento da reciclabilidade, ganha cada vez mais terreno dentro das empresas brasileiras e é a aposta para não sucumbir diante da redução da atividade industrial experimentada em tempos recentes.

"A inovação está no centro da estratégia das empresas, e tem de estar cada vez mais presente. Usar a inovação para criar produtos melhores e mais duradouros, poupar recursos naturais e aumentar a eficiência é o futuro da indústria", ressaltou o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.

ESTRATÉGIAS - Na montadora de automóveis Renault, de origem francesa, o Design for Environment foi aplicado por metodologia própria, chamada de Carry over, carry away (COCA). "Buscamos aumentar o número de partes e peças que sejam iguais em mais de um modelo de automóvel, diminuindo assim os custos com projeto, engenharia, produção e uso de matéria-prima", explicou Flávio Lima, diretor de engenharia da Renault na América Latina.

Flávio apresentou também a metodologia CO2, iniciativa que resulta em economia ambiental nas fases de fabricação, utilização e reciclagem dos carros. "Na fabricação, por exemplo, a meta é de reduzir em 30% o uso de energia elétrica e de 35% o uso de água na montagem de um carro", exemplificou.

SUSTENTABILIDADE - A Natura, segundo Fabien Brones, gerente de impacto ambiental da empresa, tem foco na inovação sustentável. Por meio do Programa EcoDesign, que abrange quatro fases de desenvolvimento (melhorias de produtos atuais, redesign, novo conceito e novos sistemas), a empresa reduziu as emissões de gases do efeito estufa em 3,2% e diminuiu o uso de água em 4,8% de 2010 para 2011.

No caso da Embraer, a adoção da metodologia Dipas - Desenvolvimento Integrado do Produto Ambientalmente Sustentável proporciona conformidade legal (com exigências brasileiras, europeias e norte-americanas, entre outras), ganhos econômicos, melhoria na imagem da empresa, competitividade e novos negócios. "Essa estratégia resulta em aeronaves mais silenciosas, que emitem menos gases de efeito estufa, com maior índice de reciclabilidade e menor índice de materiais perigosos", salientou Carlos Moacir Grandi, engenheiro de desenvolvimento de produto da empresa.

TRANSMISSÃO - Para acompanhar a transmissão desta quarta-feira, acesse a página inicial do Portal da Indústria e clique no destaque "Design for Environment - Oportunidades e desafios para a indústria brasileira". O evento tem início às 9h.

PROGRAMAÇÃO - Na página de eventos do Portal da Indústria você encontra a programação completa.

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