Presidente do Sindceramica/CE participa de debate sobre associativismo na Fibra

O evento, que contou com a presença de cerca de 20 dirigentes sindicais, constou de mesa redonda com foco na promoção e manutenção do associativismo

O presidente do Sindceramica/CE, Fernando Antônio Ibiapina, participou no dia 25 de abril, em Brasília, a convite da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), da terceira ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) naquela localidade este ano. O evento, que contou com a presença de cerca de 20 dirigentes sindicais, constou de mesa redonda com foco na promoção e manutenção do associativismo, sob o tema Como atrair e manter associados? Para mediar à troca de conhecimentos, foi convidado o industrial mineiro Getúlio Vargas Guimarães, que permitiu mediante um método aberto de exposição no qual os participantes da mesa redonda puderam através de experiências próprias, construir conceitos e modelos de como trazer o empresário para meio sindical.

A mesa foi aberta pelos empresários Antônio Carlos Navarro, superintendente do Sindigraf/DF, e Fernando Antônio Ibiapina. Na ocasião, Ibiapina destacou as conquistas do sindicato no fortalecimento da indústria local. No caso do Sindicerâmica, atualmente 140 indústrias espalhadas em todo o estado do Ceará são filiadas ao sindicato. O fato é creditado, de acordo com ele, ao fruto do trabalho de disseminação da importância da sindicalização para a evolução do setor. Segundo Ibiapina, os reflexos da união da classe ceramista trouxeram resultados positivos em pontos polêmicos. “Conseguimos, através do sindicato, adotar o manejo da lenha usada nos fornos das cerâmicas, utilizando inclusive os restos de poda do caju como alternativa de combustível de impacto ambiental muito baixo.” Outra conquista do sindicato foi a padronização do bloco cerâmico, que permitiu o aumento da competitividade do produto cearense diante do fabricado no restante do país.

Antonio Carlos Navarro, que tem 30 anos de experiência com sindicato e associação gráfica, destacou em sua fala a importância do trabalho do sindicato em várias frentes, tanto oferecendo suporte para as empresas na rotina diária, por meio da oferta de cursos em parceria, convênios, ações de marketing (Premio da Indústria Gráfica Jorge Salim), quanto em trabalhos específicos de acompanhamento legislativo, por exemplo. “O empresário sindicalizado compõe um grupo, que quando precisa lutar por pautas setoriais tem embasamento e força para a discussão”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais

CNI realiza capacitação para gestores do Programa de Desenvolvimento Associativo
FIERN realiza o primeiro evento do Programa de Desenvolvimento Associativo em 2013
Mesa-redonda promove a troca de experiências entre presidentes de sindicatos

Comentários