FIEB inicia Planejamento estratégico de sindicatos

A iniciativa objetiva ampliar a representatividade e a sustentabilidade, dotando os sindicatos de um instrumento orientador do seu processo de modernização e fortalecimento

A FIEB, por meio da Superintendência de Relações Institucionais, está, mais uma vez, apoiando os sindicatos industriais para elaboração dos seus Planejamentos Estratégicos. O Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e de Resinas Sintéticas e de Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D’Ávila (Sinpeq), o Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado da Bahia (Sindibrita) e o Sindicato da Indústria de Vestuário de Salvador (Sindvest) foram os primeiros a iniciarem os trabalhos.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e objetiva ampliar a representatividade e a sustentabilidade, dotando os sindicatos de um instrumento orientador do seu processo de modernização e fortalecimento. A ação aprimora a atuação dos sindicatos e confere direcionamento estratégico às entidades.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de orientação e apoio de cada sindicato, na definição de sua missão, objetivos estratégicos, metas e seus planos de ação. Um consultor da CNI presta o apoio técnico e auxilia as entidades na condução dos processos de elaboração e acompanhamento. Este é o terceiro ano em que a FIEB apoia os sindicatos nos planejamentos. Em 2011, o projeto teve a adesão de cinco sindicatos, em 2012, 14. Para 2013, está previsto que dez sindicatos realizem e 14 revisitem seus Planejamentos Estratégicos.

A presidente do Sindvest de Salvador, Eunice Habibe, destacou a iniciativa. “Considero esta ação um fator importantíssimo para o fortalecimento do Sindicato. O planejamento estratégico permite estabelecer um direcionamento a ser seguido, através de uma análise do momento atual, formulação de objetivos e estratégias, implementação de planos de ação e de mecanismos de feedback e controle”, disse.

Já para Renata Muller, diretora do Sindibrita, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta que permite ao sindicato estabelecer estratégias de fortalecimento e aprimoramento da atuação. “Com este trabalho, conseguimos identificar nossos problemas, visualizar oportunidades e, principalmente, garantir foco nas ações definidas, fazendo com que o sindicato seja mais eficiente nas tomadas de decisões”.

Os próximos sindicatos que já manifestaram interesse foram o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar (Sindratar) e o Sindicato das Indústrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Limpeza em Geral e Velas.

Relacionadas

Leia mais

Sindicatos participam de mesa-redonda sobre como atrair associados
FIEB discute a Nova Lei dos Portos
Programa de Desenvolvimento Associativo promove curso sobre questões trabalhistas

Comentários