CNI divulga vencedores do Prêmio Nacional de Inovação 2013

A premiação tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as empresas a se tornarem mais inovadoras

Robson Braga de Andrade - presidente da CNI

Os 12 vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram anunciados em cerimônia na noite desta terça-feira (23), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF). Os projetos campeões são de sete estados: Rio Grande do Sul (4), São Paulo (3), Santa Catarina (1), Ceará (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Piauí (1).

Representantes das empresas responsáveis pelas iniciativas escolhidas participarão de missão técnica internacional em país de referência em inovação e de cursos de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente. Além disso, os vendedores na categoria “Gestão da Inovação” terão, juntos, R$ 900 mil em crédito pré-aprovado no Edital de Inovação SESI/SENAI para o desenvolvimento de projetos inovadores.

A premiação tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as empresas a se tornarem mais inovadoras.  Assim – avalia o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade – elas reduzem os custos, aumentam a produtividade, a oferta de bens e serviços e a competitividade da economia nacional. “Temos consciência de que a ampliação da taxa de inovação pressupõe a ampliação da participação do setor privado nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, afirmou o presidente da CNI.

Durante a cerimônia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou a importância desse estímulo à competitividade. Para ele, o prêmio é a síntese do que o Brasil precisa: de empresas inovadoras e vitoriosas. “O desafio é gerar riqueza com agregação de valor. São os investimentos em inovação que nos colocam na sociedade do conhecimento. Afinal, a ciência, a tecnologia e a inovação devem ser protagonistas do crescimento do nosso país”, disse o ministro.


CONHEÇA OS VENCEDORES DE CADA CATEGORIA:

Projeto: o Programa de Gestão da Inovação 3M tem como objetivo a inclusão de metas de inovação, no longo prazo, em cada área de negócios da empresa. 

Prêmio: troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e crédito pré-aprovado de R$ 500 mil no Edital de Inovação 2013 SESI/SENAI, mediante aprovação de projeto.

Projeto: o Programa de Geração de Ideias UNUM visa prover recursos humanos e manter suas competências adequadas às necessidades do negócio. 

Prêmio: troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e crédito pré-aprovado de R$ 250 mil no Edital de Inovação 2013 SESI/SENAI, mediante aprovação de projeto.

Projeto: Programa de Gestão da Inovação INFOWAY. O projeto promove iniciativas como atividades pela qualidade de vida dos funcionários, reconhecimento e valorização dos melhores projetos inovadores apresentados. 

Prêmio: troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e crédito pré-aprovado de R$ 150 mil no Edital de Inovação 2013 SESI/SENAI, mediante aprovação de projeto.

Modelo de Negócio

Projeto: a Cadeia de Suprimentos Strategic Sourcing Triple Bottom Line tem o objetivo de alinhar a gestão da cadeia de abastecimento à política de gestão sustentável. 

Prêmio: troféu e curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente.

Projeto: o Sistema Integrado de Gestão da Sustentabilidade é focado na personalização de soluções conforme necessidade do cliente, na qualificação de fornecedores e engajamento de profissionais da empresa. 

Prêmio: troféu e curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente.

Projeto: o Sistema Construtivo Wood Frame visa oferecer processos mais eficazes de construção de casas populares com menor tempo e máximo de sustentabilidade agregada. 

Prêmio: troféu e curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e missão técnica internacional em país de referência em inovação.

Projeto de Inovação Tecnológica 

Projeto: o sistema de análise e diagnóstico da saúde do avião Ahead-PRO busca maximizar o tempo de voo das aeronaves e evitar custos operacionais desnecessários, com foco na manutenção corretiva e preventiva. 

Prêmio: troféu e curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente.

Projeto: a iniciativa para Tampografia de Alta Qualidade consiste no desenvolvimento de um software inédito para a fabricação de máquinas e equipamentos para pintura e tampografia em saltos, solados e palmilhas. 

Prêmio: troféu e curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente.

Projeto: transformação de resíduo em Matéria Prima – sílica verde. Do projeto fazem parte pesquisa, desenvolvimento e fabricação de vedações de borracha aplicadas ao mercado de petróleo e gás, com resistência térmica, química e mecânica. 

Prêmio: troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e missão técnica internacional em país de referência em inovação.

NOVAS CATEGORIAS - Este ano, a CNI, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) criaram outras três categorias com foco no Agente Local de Inovação nas modalidades de Serviços, Comércio e Indústria. Conheça os vencedores:

TCA Informática Ltda (RS) venceu com o Programa ALI de Gestão da Inovação TCA Informática, que faz captação de tendências, parceria com universidades, classificação e priorização de projetos inovadores. 

Prêmio para a empresa : troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e missão técnica internacional em país de referência em inovação. 

Prêmio para o ALI Alexandre Menezes da Silva : participação em missão técnica internacional em país de referência em inovação.

PROTEC Comércio e Serviços Ltda (PE) venceu com o Programa ALI de Gestão da Inovação PROTEC, que prospecção interna, por meio de programas específicos, de oportunidades de inovação. 

Prêmio para a empresa : troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e missão técnica internacional em país de referência em inovação. 

Prêmio para o ALI Cezar Augusto Lins de Andrade : participação em missão técnica internacional em país de referência em inovação.

Kranz Inovações Tecnológicas Ltda (SC) venceu com o Programa ALI de Gestão da Inovação KRANZ, um modelo de gestão baseado na busca por melhores tecnologias para a produção de vinhos, com foco em equipamentos, técnicas e recursos humanos. 

Prêmio para a empresa: troféu, curso de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente e missão técnica internacional em país de referência em inovação. 

Prêmio para o ALI Fernando André Loch Santos da Silva: participação em missão técnica internacional em país de referência em inovação.

O PRÊMIO – Iniciativa da CNI, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, o Prêmio Nacional de Inovação homenageia as empresas que investem na inovação de produtos, processos e gestão. Na primeira edição, em 2011, houve 427 inscrições. Nessa segunda edição, a parceria com o Sebrae fez esse número mais que dobrar com a inclusão da categoria de Agente Local de Inovação: foram 981 inscrições de projetos desenvolvidos, sendo 284 da Região Sul, 270 do Nordeste, 149 do Centro-Oeste, 145 do Norte e 133 do Sudeste. 

O diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto Santos, ressaltou o esforço da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) em catalisar ideias inovadoras e propor políticas públicas como instrumentos de inovação. “Estamos comemorando a economia brasileira com competitividade das pequenas, médias e grandes empresas. Educação, ciência, tecnologia e inovação são instrumentos para enfrentarmos os desafios da globalização”, disse Santos. 

Já o diretor presidente do MBC, Erik Camarano, falou que o reconhecimento do prêmio reforça o desenvolvimento do país. Segundo ele, essas empresas contribuem diretamente para o aumento da competitividade por meio da valorização de soluções criativas no setor industrial brasileiro. 

Apesar de ser a sétima economia do mundo, o Brasil investe apenas 1,16% do PIB (dados de 2010) em inovação, segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Está atrás da França (2,26%), da Alemanha (2,82%), dos Estados Unidos (2,90%) e da Coreia do Sul (3,74%). 

Segundo a Pesquisa de Inovação 2008 (PINTEC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro do universo de 106 mil empresas investigadas, 38,3% inovam. As que utilizam ao menos um dos instrumentos de apoio governamental à inovação são 22,3%. Já as que fazem uso contínuo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) somam apenas 3,2%. 

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