Programa SRI realiza seminário em Maceió

Tema do evento é Integração do Programa de Fortalecimento dos Sistemas Regionais de Inovação (SRI)

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promovem, nesta sexta-feira (22), em Maceió, o Seminário de Integração do Programa de Fortalecimento dos Sistemas Regionais de Inovação.

O evento acontece durante todo o dia, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa. "O programa SRI é um marco na história da inovação em Alagoas", afirmou o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, na abertura do Seminário, ao ressaltar que no Estado os resultados da iniciativa são "palpáveis". Entre as ações que ele destacou está a implantação da metodologia de gestão da Inovação, concebida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Santa Catarina, em cinco empresas alagoanas.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, destacou o volume intenso de projetos que estão em execução e planejamento em Alagoas nesta área. "Hoje, Alagoas conta com oito projetos estruturantes em Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fiea, a CNI, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e algumas ações do programa SRI têm contribuído de forma consistente para que estes tenham desdobramentos", afirmou Setton.

Ele citou três das ações que estão sendo desenvolvidas: a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) na secretaria e órgãos afins; e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Ictal).

Investimentos - O programa SRI disponibiliza mais de U$ 1 milhão em recursos que estão sendo liberados, em caráter piloto, para os estados de Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba. O valor é destinado ao aperfeiçoamento de projetos de inovação. Em Alagoas, o SRI é coordenado pela Fiea e conta com 19 parceiros, ligados ao governo, às instituições de ensino e ao setor privado.

O Seminário tem a participação dos parceiros e representantes dos estados envolvidos, diretores e gestores do Sistema Fiea, além do secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton; a analista da CNI Michele Mamede; a especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação do BID, Vanderleia Radaelli; e o coordenador da Rede Nacional de Política Industrial da ABDI, Paulo Lacerda.

Relacionadas

Comentários