Membros do PDA da FIEC participam de debate no Maranhão

O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, traz para o debate as formas de atrair e manter associados

A gerente do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Lúcia Abreu, e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos do Estado do Ceará (Simec), Ricard Pereira, participam nessa terça-feira e quarta-feira, 19 e 20, no estado do Maranhão, da mesa-redonda Gestão sindical eficiente: como atrair e manter associados.

O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e contará com a participação dos sindicatos filiados à entidade, com a programação ocorrendo em dois momentos: dia 19 em São Luís e no dia 20 em Imperatriz.

Os eventos serão mediados pelo empresário e líder sindical Getúlio Vargas, com ampla experiência no sistema de representação da indústria. Atualmente ele atua como facilitador do Programa Empretec/Sebrae e coordena o escritório de representação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais em Brasília. 

Acompanharão a atividade em São Luís e Imperatriz, Maitê Sarmet Moreira Smiderle Mello, executiva da CNI, e José Alberto Aboud, gestor do PDA da FIEMA. A participação dos dois representantes do PDA na FIEC visa compartilhar as boas práticas da relação sindicato-empresa e na atração e manutenção de associados.

O PDA é um dos instrumentos da gerência de desenvolvimento associativo da CNI para apoiar as federações no fortalecimento da representação sindical empresarial, a fim de melhorar o ambiente de negócios da indústria e ampliar a competitividade das empresas brasileiras.

Para este ano,  está previsto no Edital PDA 2013 o projeto Mesa-Redonda “Estratégias para atrair e manter associados?”. Essa ação visa promover um intercâmbio entre lideranças sindicais – presidentes e dirigentes de sindicatos – de diferentes sindicatos, com a finalidade de difundir estratégias bem sucedidas de promoção do associativismo.

Com duração de três horas, tem a participação de dois presidentes (um do estado executor e um segundo de outro estado) e é coordenada por um moderador. À  apresentação das boas práticas, segue-se uma sessão de perguntas e respostas e de depoimentos, cujo propósito é propiciar a troca de  experiências de sindicatos que alcançaram bons resultados na atração e no relacionamento com associados.

Relacionadas

Leia mais

PDA promove mesa redonda para discutir o associativismo
Competitividade é tema de debate em ação do PDA
PDA desenvolve ações estratégicas para a indústria

Comentários