Senai/AL avalia mudança de metodologia educacional

Coordenadores de Educação e docentes participarão de reunião na Casa da Indústria Napoleão Barbosa para analisar os itens da reforma na “Metodologia Senai de Educação Profissional”

O Departamento Regional de Alagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está reunindo coordenadores de Educação e docentes de todas as suas unidades no Estado para analisar os itens da reforma na “Metodologia Senai de Educação Profissional” a serem implantadas pelo Departamento Nacional da instituição em todo o País.

Quarenta profissionais participam de um encontro na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, desta quarta (16) até a próxima sexta-feira (18), de onde sairão as sugestões e propostas dos alagoanos a serem enviadas ao Senai/DN. O objetivo é contribuir para que as alterações na metodologia estejam ao alcance da realidade local.

“A mudança é um processo de melhoria muito forte, principalmente agora que o Senai tem desafios como o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] e o Ebep”, disse Pedro Oliveira, líder da área de Informática e representante de Alagoas no grupo de trabalho do DN que discute a reforma.

O diferencial, explica Pedro, é que a metodologia será acessível a um número maior de docentes, já que grande parte deles não é formada em Pedagogia, mas são técnicos de destaque na área em que lecionam. “Com o novo modelo, eles terão como aplicar tanto os conhecimentos técnicos quanto os pedagógicos, de acordo com a demanda das turmas. A proposta permitirá que os docentes melhorem as suas práticas, pois o Senai, apesar da excelência comprovada, trabalha para se superar”, esclarece.

A assessora de Educação do Senai/AL, Nívia Carvalho, conta que os trabalhos do grupo não terminam nesta sexta-feira (18). “Vamos, a partir deste grupo de trabalho, criar um fórum que se reunirá bimestralmente para fomentar a implementação da nova versão da metodologia nas unidades do Senai em Alagoas. Os integrantes do grupo serão multiplicadores”, afirma, ao acrescentar que o fórum terá uma versão online para continuidade das discussões.

O documento com as considerações e análises do grupo de Alagoas serão enviadas ao Departamento Nacional do Senai até o próximo dia 27. As reuniões de avaliação acontecem em todos os departamentos regionais do Senai no País.

Relacionadas

Leia mais

Sistema educacional deve formar para cidadania e trabalho, diz diretor do SENAI
Sistema educacional brasileiro precisa olhar necessidades reais dos jovens, diz diretor-geral do SENAI
Brasil precisa investir em gestão para melhorar sistema educacional, afirma diretor do SENAI

Comentários