Irmãos do DF se destacam na área de revestimento cerâmico

Orientado pelo irmão, jovem que venceu torneio nacional de educação profissional tenta vaga em campeonato mundial

Entre os jovens que disputam vagas na delegação brasileira para a principal competição internacional de educação profissional, Geovane Oliveira, 20 anos, tem uma dupla missão. Ele tenta garantir que o Distrito Federal vá brigar pela segunda vez consecutiva para estar entre os melhores do mundo da profissão assentamento de revestimento cerâmico e que sua família se mantenha em destaque nessa técnica. O irmão mais velho e treinador, Jecivaldo Oliveira, 23 anos, foi para a edição 2011 do torneio e trouxe um diploma de excelência.

“A estratégia de treino leva em conta as possíveis provas e a concentração”, exploca Jecivaldo. O WorldSkills, em sua opinião, exige um conjunto grande de habilidades técnicas, mas é fundamental que o competidor consiga lidar com a pressão psicológica. Se Geovane for o escolhido para representar o Brasil, o ritmo de treino dos irmãos vai aumentar ainda mais até julho.

Jeferson de Almeida, 20 anos, é outro brasiliense na disputa. Seu objetivo é uma vaga na modalidade construção em alvenaria. Terceiro colocado na Olimpíada do Conhecimento 2012, ele busca superar o concorrente de Santa Catarina. Ao longo de sua preparação, iniciada há cerca de um ano e meio, desenvolveu, em conjunto com o instrutor, duas ferramentas para melhorar o desempenho. Uma delas ajuda a tornar o alto e o baixo relevo das paredes mais preciso; e a outra a nivelar as fileiras de tijolos.

Geovane e Jeferson compõem o grupo de 93 estudantes brasileiros de cursos técnicos e de educação profissional que tentam participar da 42ª edição do WorldSkills, o maior torneio internacional de profissões, a ser realizado de 2 a 7 de julho em Leipzig, na Alemanha. São esperados mais de 900 competidores de 50 países.

Até o fim de janeiro, os competidores serão escolhidos em provas realizadas em diversos estados. A Unidade do SENAI de Taguatinga (Distrito Federal) sedia, entre 22 e 25 de janeiro, as competições nas ocupações construção em alvenaria, assentamento de revestimento cerâmico, mecânica de refrigeração e jardinagem e paisagismo.

O time do Brasil será formado por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As seletivas selecionarão competidores de 39 ocupações.

Os brasileiros têm alcançado posição de destaque no WorldSkills. Com seis ouros, o Brasil teve o segundo melhor aproveitamento na última edição do torneio internacional, realizado em 2011, na Inglaterra. Com o desempenho dos alunos, o país se tornou referência no ensino de Desenho Mecânico em CAD, Eletrônica Industrial e Mecânica de Refrigeração – área em que o país conquistou ouro nas duas últimas edições. A expectativa é manter posição de destaque em Liepzig e chegar ao primeiro lugar em 2015, ano em que o Brasil vai sediar o torneio internacional, que será em São Paulo.

Relacionadas

Leia mais

Materiais brasileiros para WorldSkills Competition somam 11,5 toneladas
Com 41 competidores, Brasil leva sua maior delegação para WorldSkills 2013
Competidores do WorldSkills 2013 treinam com coreanos e holandeses em SP

Comentários