Presidente Dilma assina medida provisória que amplia o alcance do Pronatec

Meta do SENAI é alcançar 2,7 milhões de matrículas neste ano e superar os 4 milhões em 2014

Ainda durante da abertura do 7º ENAI, Dilma Rousseff assinou a medida provisória que amplia o alcance do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com isso, quem já concluiu o ensino médio em escolas públicas poderá se matricular gratuitamente em cursos técnicos oferecidos pelas instituições parceiras do programa, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

“No Pronatec, está uma das chaves do futuro de nosso país”, avaliou a presidente, ao destacar os 2,5 milhões de jovens já atendidos pelo programa lançado em outubro de 2011. “Para cada um desses jovens, há um futuro diferente, e para nós, é uma oportunidade”, disse, depois de fazer um balanço das medidas de apoio ao crescimento da economia lançadas em seu governo. Entre essas medidas, ela destacou a redução dos juros e a desoneração da folha de pagamento.

Na avaliação de Dilma, a interiorização da educação profissional – um dos objetivos do programa – produzirá uma das mais importantes revoluções do país e será capaz de promover a capacidade competitiva do país. A presidente citou a parceria da CNI com o governo para a realização do Pronatec como um dos destaques das ações do governo. O SENAI responde 55% de todas as matrículas.

Para os próximos anos, o SENAI se impôs a tarefa de dobrar a quantidade de trabalhadores treinados. A meta é alcançar 2,7 milhões de matrículas neste ano e superar os 4 milhões em 2014. Para tanto, o SENAI construirá 53 centros de formação profissional e tecnológica e colocará em funcionamento 81 novas unidades móveis, sendo um navio escola para a região amazônica.

“Podemos comemorar avanços na área da educação, graças às excelentes perspectivas do Pronatec, que vem se tornando uma ação fundamental para a evolução da educação profissionalizante em nosso país”, disse Robson Braga de Andrade, na abertura do ENAI.

Com o tema O futuro da  indústria, o  7º  ENAI,  prossegue hoje à tarde. A palestra magna, marcada para 14h,  será apresentada pelo jornalista Paul Markillie, editor de Inovação da revista The Economist, autor do relatório intitulado A Terceira Revolução Industrial. Ele falará sobre as transformações e as tendências da indústria no mundo e no Brasil. O ENAI se encerra amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Relacionadas

Leia mais

O SENAI foi a pista de onde eu decolei para realizar meus sonhos, diz astronauta Marcos Pontes, que também estudou no SESI
Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões
Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Comentários