Minas Gerais lança novo mecanismo de incentivo ao esporte

O objetivo do Governo de Minas é facilitar o processo de captação de recursos por entidades esportivas junto às empresas

O governador Antonio Anastasia lançou, no dia 3 de dezembro, em cerimônia no Palácio da Liberdade, novo mecanismo para o incentivo ao esporte mineiro. Durante o evento, ele destacou a parceria com Sistema Fiemg e o trabalho da entidade em benefício dos mineiros.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Junor, salientou a importância para a produtividade dos trabalhadores e lembrou o trabalho de cidadania realizado pelo Sesi. “Procuraremos fazer o nosso papel, entre as empresas industriais, que recolhem o ICMS. Esperamos que elas possam destinar parte desses recursos para a formação dos nossos atletas”, disse.

Na solenidade, o governador assinou mensagem à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a apreciação do Convênio ICMS 141, celebrado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O referido convênio amplia as regras de concessão de incentivo fiscal para a realização de projetos desportivos em Minas Gerais.

“Espero que, a partir do próximo ano, as entidades esportivas possam apresentar seus projetos, que serão financiados, tenho certeza, pelas empresas, que vão ter esse incentivo fiscal, para que Minas tenha cada vez mais um esporte especializado mais avançado e robusto”, afirmou Anastasia.

O objetivo do Governo de Minas é facilitar o processo de captação de recursos por entidades esportivas junto às empresas que poderão abater parte do patrocínio de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) corrente devido.

Na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte atual, empresas e instituições que apoiam projetos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) obtêm desconto de 50% das multas e dos juros de mora a elas aplicados, relativos ao ICMS inscrito em dívida ativa há mais de um ano.

A nova medida estende o benefício fiscal para dedução no valor do ICMS corrente. No primeiro ano de vigência do convênio, a soma das isenções não pode ultrapassar R$ 10 milhões. A expectativa é que cerca de 40 projetos devam ser apoiados no primeiro ano de operação. Este número tem como base a média de R$ 250 mil por projeto apoiado e em execução na atual Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Critérios como local (cidades do interior e na capital), público-alvo, modalidades esportivas poderão ser privilegiados nos editais de convocação de projetos esportivos. Tais instrumentos, publicados no mínimo uma vez por ano, poderão direcionar a apresentação de projetos para determinadas áreas, vistas como prioritárias, a partir da percepção da Seej e demanda da sociedade.

Relacionadas

Leia mais

Campeão no vôlei de praia exalta ensinamentos do esporte para a profissão
Medalhista de bronze do tênis de mesa feminino diz que o esporte mudou sua vida
Trabalhador-atleta agradece ao esporte por auto-estima, sonho e emprego

Comentários