SENAI vai formar 20 mil pessoas com deficiência este ano

Quantidade é duas vezes maior que a registrada cinco anos atrás. Ações de inclusão abriram caminho para participação de 36 estudantes na Olimpíada do Conhecimento

Não andar, ouvir, enxergar ou ter algum déficit intelectual não significa absolutamente nada para 36 jovens com deficiência que participam da 7ª Olimpíada do Conhecimento – a primeira a incluir pessoas com deficiência nas modalidades competitivas. Eles representam 16 estados, em quatro categorias: mecânica de automóveis (seis cadeirantes), confecção de vestuário (dez surdos), tecnologia da informação (dez deficientes visuais) e panificação (dez com síndrome de Down). Os vencedores serão anunciados no próximo domingo (18), no encerramento da Olimpíada, a maior competição de educação profissional das Américas.

Todos os competidores especiais são alunos do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que qualificou 9.622 pessoas com deficiência, somente no primeiro semestre de 2012. A meta é fechar o ano com 20 mil pessoas formadas. O número é quase 50% maior que o registrado em 2011 (14 mil) e o dobro de 2007. “São pessoas absolutamente capazes, prontas para o mercado de trabalho. É emocionante podermos incluir, pela primeira vez, o conceito de diversidade neste evento tão importante”, diz Adriana Bertoldi, coordenadora do PSAI.

Relacionadas

Leia mais

SENAI apresenta soluções inovadoras para uso racional e sustentável da água
Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Comentários