SENAI faz avaliação de desempenho de estudantes

Ação pioneira pretende elevar a qualidade dos cursos

No mês de novembro o SENAI realiza a 3ª edição da Avaliação de Desempenho de Estudantes, uma ação  pioneira no país que tem por objetivo  verificar o desempenho dos alunos que concluíram os cursos e aferir as competências básicas, técnicas e de gestão necessárias ao desempenho da profissão. 

Segundo a gestora nacional do Sistema de Avaliação, Glecivan Rodrigues, na edição 2012 serão avaliados  alunos que concluíram os cursos técnicos de meio ambiente, vestuário, calçados, mineração, edificações, mecatrônica, eletrônica, manutenção automotiva, metalurgia e segurança do trabalho. Participam da ação 5. 550 alunos, 1.880 docentes, 130 Unidades Operacionais,  24 unidades do SENAI e o SENAI/CETIQT. 

Além da prova, serão aplicados questionários para alunos e docentes que buscam compreender de que forma fatores extraescolares e intraescolares como a condição socioeconômica do estudante, a atuação do professor, os recursos didáticos, os laboratórios, a infraestrutura e a gestão escolar afetam o desempenho do estudante. 

Neste ano, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG  é a instituição responsável pela aplicação e análise das provas que serão aplicadas online. "A redução de custos de impressão, a motivação dos alunos e docentes e a rapidez do processo, são algumas das vantagens do ambiente virtual" , diz a gestora. 

Para a análise dos resultados será utilizada a metodologia da TRI - Teoria da Resposta ao Item, realizada em avaliações nacionais e internacionais em grande escala. Os resultados devem fornecer insumos para formulação e reformulação de ações educacionais, promover a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, melhorar a atuação do docente e subsidiar tomadas de decisão dos gestores em todos os níveis. 

O SENAI acredita que o resultado será a elevação da qualidade dos cursos.

Relacionadas

Leia mais

Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
Professores  do  SENAI  de 12 estados fazem capacitação na área de Energia Solar Fotovoltaica
Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC

Comentários