Especialistas destacam ações para empresários do segmento gráfico

Com apoio da Fiems, 2º Ciclograf (Ciclo de Palestras Gráficas) foi realizado em dois dias e tratou de temas voltados para as empresas do segmento

O Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e a Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Estado) concluíram, na noite de ontem (31/10), o 2º Ciclograf (Ciclo de Palestras Gráficas), que trouxe palestras voltadas para as empresas do segmento. O evento, que teve apoio da Fiems, Sebrae/MS e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), abordou, no 1º dia, os “Gargalos – Ferramentas para Minimizar Atrasos do Fluxo de Trabalho de Pré-impressão”, com Ricardo Minoru Horie, e “Principais Ações com Impressoras Offset que Podem Gerar Aumento na Produtividade”, com Rafael Pedreira, enquanto no 2º dia foram realizadas palestras “Como obter Processos Produtivos mais Rentáveis atuando com Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho”, com Marcia Maria Biaggio, e “Como Implantar Ações da Empresa conhecendo seus Principais Desperdícios e as Ferramentas para Eliminá-los”, com Rosana Gonzalez Aléssio.

Na avaliação do presidente da Abigraf/MS, Julião Gaúna, o mercado atual está cada vez mais exigente, o que mudou o perfil do empresário que, hoje está se atualizando mais e obtendo mais informações sobre diversos temas que atingem seu negócio. “Com o apoio da Fiems, Sebrae e da ABTG conseguimos colocar em prática um dos nossos anseios, que é de atualizar sempre o nosso empresário, levando ao encontro dele informações pertinentes e que fazem a diferença do seu processo produtivo”, frisou. Já o diretor do Sindigraf/MS, Altair da Graça Cruz, destacou que a iniciativa de realizar o evento visa trazer os temas para a reflexão de forma que o empresário identifique o pode ser melhorado. “A intenção é qualificar nossos parceiros e colaboradores para que o trabalho se desenvolva sempre com qualidade”, disse.

Palestras

A palestra “Como obter Processos Produtivos mais Rentáveis atuando com Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho”, ministrada pela diretora da StateBrasil e consultora da ABTG, Márcia Maria Biaggio, destacou diversos pontos essenciais para os segmento no que se refere à política nacional de resíduos sólidos. “É preciso mostrar para os empresários deste setor que produzir com responsabilidade ambiental é produzir reduzindo custos e problemas futuros. Estar atento à saúde e segurança do seu colaborador é outro fator muito importante, pois são pontos que elevam a produtividade da empresa e garante saúde aos negócios”, pontuou.

Já a palestrante Rosana Gonzalez Aléssio, que discorreu sobre o tema “Como Implantar Ações da Empresa conhecendo seus Principais Desperdícios e as Ferramentas para Eliminá-los”, garante que toda e qualquer empresa deve ter uma produção enxuta, eliminando os principais desperdícios e ganhando em produtividade. “O que devemos sempre destacar aos empresários é como ganhar dinheiro, atendendo aos requisitos e leis. É preciso saber avaliar cada processo e setor da sua empresa e procurar melhorá-los sempre”, destacou.

Durante a palestra “Gargalos – Ferramentas para Minimizar Atrasos do Fluxo de Trabalho de Pré-impressão”, Ricardo Minoru, atuante há mais de 20 anos na indústria gráfica, destacou alguns problemas do segmento e, principalmente, o que fazer para transpô-los. “Uma ferramenta importante passa pela educação dos clientes. É preciso orientá-los sobre cimo devem preparar os materiais para que a gráfica não precise corrigir. Algo em torno de 70% dos clientes mandam arquivos de baixa qualidade ou com algum tipo de problema. Neste caso é possível se negar a pegar o trabalho ou cobrar pela correção”, exemplificou.

Já Rafael Pedreira, que discorreu sobre o tema “Principais Ações com Impressoras Offset que Podem Gerar Aumento na Produtividade”, ressaltou a parte de manutenção operacional das máquinas, envolvendo a lubrificação dos equipamentos. “Um estudo da ABTG e a Heidelberg feito entre 2002 e 2004 apontou que uma máquina bem lubrificada tem sua vida útil aumentada em 25% e pode ter uma produção 60% a mais”, contou.

Participantes

Para o empresário Deodato Jânio da Costa, o empresário precisa adquirir consciência e começar a colocar em prática todo o conhecimento obtido. “O que me chamou muito a atenção foi a primeira palestra que destacou as leis e normas ambientais que entraram em vigor. Sabemos e temos consciência delas e, na minha empresa sempre fui muito preocupado com o tema, visto que nosso consumidor está cada vez mais preocupado com o produto e como ele é produzido”, disse.

Bianca Maiolino, diretora do Centro Gráfico Rui Barbosa, ressaltou a importância da iniciativa e também a participação dos funcionários, mesmo aqueles de outros setores da empresa. “Quando a entidade propõe esse tipo de palestra temos a obrigação em participar e trazer conosco nossos colaboradores quanto mais e melhor se conhece o trabalho no qual está envolvido melhor será o nosso trabalho”, pontuou. Para Laner Flaves Granzer, da área de editoração da Gráfica Pontual, iniciativas como o Ciclograf oportunizam aos empresários e colaboradores o acesso ao conhecimento. “São temas importantes porque tudo o que pudermos fazer para otimizar o tempo e os processos pode nos colocar á frente da concorrência”, avaliou.

Relacionadas

Leia mais

CNI e Apex-Brasil organizam missões de negócios para apoiar empresários
Empresários confiam na aprovação da reforma da Previdência, diz presidente da CNI

Comentários