Dupla do Rio Grande do Sul conquista maior pontuação na Olimpíada do Conhecimento

Campeões gerais, os gaúchos vão disputar em janeiro a seleção para definir o representante brasileiro no WorldSkills na ocupação mecatrônica

A dupla Henrique Baron e Maurício Zangali Toigo, do Rio Grande do Sul, obteve a maior pontuação em toda a 7ª Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação técnica e profissional das Américas, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em São Paulo e encerrada neste domingo. Os dois somaram um total de 576 pontos, tendo ganhado a medalha de ouro na ocupação mecatrônica e ficado em primeiro lugar geral.

O competidor Sávio Vieira Silva Moura, da ocupação eletrônica industrial foi o segundo melhor competidor geral, com 564 pontos. Ele é do Estado de Minas Gerais. Em terceiro, o paulista Richard Souza da Silva, ouro em polimecânica, com 559 pontos. Na quarta colocação geral aparece uma mulher, Patricia Cristina Martins, de São Paulo, que conquistou a medalha de ouro na ocupação confeitaria ao obter 559 pontos.

Os resultados da Olimpíada do Conhecimento mostram que o Estado de São Paulo teve o melhor desempenho entre os Departamentos Regionais do SENAI. A equipe paulista, formada por 49 competidores, teve um total de 25 medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze, além de oito diplomas de excelência. Na média de pontos (total de pontos divididos pelo número de alunos competidores), São Paulo teve 526,92 pontos por aluno. A média de pontos é o primeiro critério para a classificação por equipes.

A equipe mineira obteve a segunda melhor média de pontos. Os 52 competidores mineiros conquistaram a média de 521,88 pontos, resultado de 15 medalhas de ouro, 15 de prata, 8 de bronze e 10 diplomas de excelência. Na terceira colocação pela média de pontos aparece Alagoas, que viu os 25 competidores alcançarem a média de 517,35 pontos. Os alagoanos voltam para casa com quatro ouros, quatro pratas, seis bronzes e sete diplomas de excelência na bagagem.

A 7ª Olimpíada do Conhecimento reuniu 640 competidores de 26 Estados e do Distrito Federal, que disputaram 54 ocupações (sendo 50 da indústria e quatro do setor de comércio e serviços), durante quatro dias de provas. Os vencedores (primeiro e segundo colocados) de cada prova continuarão o treinamento e, em janeiro, farão nova seletiva para definir quem participará do WorldSkills, competição internacional de ensino técnico e profissional, que será realizado em julho em Leipzig, na Alemanha.

Relacionadas

Leia mais

SENAI, Abert e Seja Digital firmam parceria para formar multiplicadores que ajudam no acesso à TV digital
SENAI apresenta soluções inovadoras para uso racional e sustentável da água
Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões

Comentários