Alunos do Paraná seguem para maior torneio de educação profissional das Américas

Competição realizada pelo Senai será em São Paulo e começa segunda-feira. Delegação do Paraná é formada por 38 alunos do Senai e dois do Senac

Após meses de preparação, chegou a hora de os 40  competidores que vão representar o Paraná na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento mostrarem o resultado de todo treinamento. No domingo (11), a delegação paranaense, formada por 38 alunos do Senai e dois alunos do Senac, embarca para São Paulo em busca de medalhas em 34 modalidades industriais e duas do comércio.

Os competidores se reúnem a partir da 8 horas, no Senai na Cidade Industrial de Curitiba, para um café da manhã. Eles   embarcam às 9 horas, após o “grito de guerra”, que vai marcar a presença do Paraná na competição.

A Olimpíada do Conhecimento é o maior torneio de educação profissional das Américas. Ao todo, 640 estudantes de todos os Estados participam. A abertura oficial do evento será segunda-feira e as provas iniciam na quarta-feira, mesmo dia em que a Olimpíada do Conhecimento receberá a visita da presidente Dilma Rousseff. A previsão de público é de 250 mil pessoas durante a semana.
Nas provas, os competidores precisarão interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Eles serão avaliados em diferentes quesitos e vencem o torneio aqueles que apresentarem o melhor desempenho nas habilidades avaliadas. Os vencedores serão anunciados dia 18.

Para chegar à etapa nacional, os alunos passaram pela etapa escolar da Olimpíada (realizada em cada uma das unidades do Senai em todo o Estado, em 2010) e pela etapa estadual, realizada em 2011 em Curitiba e em Ponta Grossa.

Os vencedores (ouro e prata) nesta Olimpíada de São Paulo estarão credenciados a buscar índices para representar o Brasil no Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, que será disputado em julho de 2013, em Leipzig, na Alemanha. No WorldSkills 2011, disputado em Londres, O Paraná garantiu a medalha de ouro em Eletrônica Industrial, com o aluno Gabriel D’Espíndula. O Brasil conquistou o segundo lugar.

Paraná leva dois projetos ao Inova Senai
Além das competições, o Senai no Paraná terá dois projetos expostos no Inova Senai deste ano. O concurso, que reúne projetos inovadores, criativos e tecnológicos desenvolvidos por alunos e professores do Senai de todo o Brasil, acontecerá de 14 a 17 de novembro, em paralelo à Olimpíada do Conhecimento. Os projetos paranaenses estão entre os 50 selecionados de todo o país.
Entre as inovações paranaenses estão um processo para tratamento de efluentes industriais. O processo utiliza resíduos de pó de rocha gerados em mineradoras. O outro projeto é uma plataforma web colaborativa, que permite às empresas captarem ideias e buscar soluções da sociedade para gerar inovação.

Relacionadas

Leia mais

Na vanguarda da educação, SENAI avalia competências socioemocionais de alunos
Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões
SENAI, Abert e Seja Digital firmam parceria para formar multiplicadores que ajudam no acesso à TV digital

Comentários