Programa auxiliará empresas a elevar competitividade

Programa vai ajudar 40 empresas pernambucanas a melhorar o desempenho nos negócios e obter crédito no mercado financeiro, por meio do diagnóstico gratuito da posição competitiva delas

Mais de cem empresários participaram, nesta segunda-feira (24), do lançamento do Programa de Financiamento Inovador de Empresas de Pequeno e Médio Porte (Finpyme), na sede da FIEPE. A iniciativa, parceria da Corporação Interamericana de Investimentos (CII), ligada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CNI e Federação, vai auxiliar 40 empresas pernambucanas a melhorar o desempenho nos negócios e obter crédito no mercado financeiro, por meio do diagnóstico gratuito da posição competitiva delas.

Para isso, as empresas participantes serão avaliadas em 180 indicadores, que analisam desde a saúde financeira, passando pela gestão e projetos futuros. Ao final da primeira etapa do Finpyme, elas recebem um relatório contendo os pontos fortes, fracos e recomendações de melhorias. "A experiência tem mostrado que, na maior parte dos casos, o que as empresas realmente necessitam é estruturar sua gestão", afirma o chefe de divisão da CII, Jorge Roldán.

Na segunda fase do Finpyme, as empresas que necessitarem de assistência técnica para implementar as melhorias pontuadas no relatório podem fazê-lo por seus próprios meios ou contar com a assessoria do programa. Nesse caso, elas arcam com 15% do custo total do serviço, que é subsidiado pelo Finpyme. "Dessa forma, as empresas que necessitarem de financiamento poderão demonstrar aos bancos com mais facilidade que estão aptas", avalia Roldán.

O representante da CII mencionou que apesar de não influenciar nas taxas de juros aplicadas nos financiamentos realizados pelas instituições bancárias parceiras, o Finpyme estimula os bancos a conceder empréstimos de médio e longo prazo. Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, "o programa é uma oportunidade para as empresas pernambucanas se inserirem na competitiva economia globalizada".

Já o vice-presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, reforçou que "o projeto chega em um momento de extrema importância para o Estado, em virtude do momento de dinamização da economia, o que exige inovadoras e criativas ações para o fortalecimento da indústria".

A metodologia do Finpyme já utilizada com sucesso em países da América Central, no Caribe e na Colômbia. Interessados podem obter mais informações pelo (81) 3412-8461, 3412-8443 ou [email protected]. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de outubro.


INTERIOR - O Núcleo da FIEPE no Agreste apresentará, dia 05 de outubro, às 8h, o Finpyme para o empresariado da região. O evento será na rua Padre Félix Barreto, 79, Maurício de Nassau, Caruaru. Mais informações: (81) 3722.5667 ou [email protected].

Relacionadas

Leia mais

Indústria se reúne para discutir competitividade e crescimento
Pequenas indústrias foram as mais afetadas pela crise nos últimos dois anos, diz CNI
Plano do governo elevará competitividade do país, avalia CNI

Comentários