Micro e pequenas empresas podem se inscrever em projeto de Gestão da Inovação

O objetivo é implantar planos de inovação nas micro e pequenas empresas industriais através das ações de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), direcionado pelas ações do Conselho de Inovação e Tecnologia (COINTEC) e do Núcleo Estadual de Inovação de Mato Grosso, está com inscrições abertas para o projeto ‘Mobilização Mato-grossense para a Gestão da Inovação’. O objetivo é implantar planos de inovação nas micro e pequenas empresas (MPEs) industriais através das ações de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria. O público-alvo são as MPEs industriais dos segmentos móveis, alimentação, confecção, gráfico, reparação de veículos e reciclagem, estabelecidas nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

A implantação de projetos de inovação para as empresas mato-grossenses segue a proposta da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), por meio da Mobilização Empresarial para Inovação (MEI). A CNI acredita que o tema deva ser permanente na alta direção das empresas brasileiras como reconhecimento da vitalidade desta para a competitividade do setor industrial. Em Mato Grosso, o projeto é desenvolvido em parceria com o Sebrae e conta com o apoio do Senai-Várzea Grande. O investimento por empresa para o curso e consultoria em gestão da inovação é de R$ 900. O custo total desse pacote é de R$4.000 por empresa, no entanto os parceiros (Fiemt, Sebrae e Senai) estão subsidiando 77,5% do valor.

Para o presidente do Cointec, Silvio Rangel, a capacidade da indústria em inovar e agregar valor às várias fases da cadeia produtiva. “A inovação é decisiva para o país na superação dos desafios do crescimento e um ponto relevante é a necessidade de participação mais ativa do setor privado para avançar o processo”, afirma.

A primeira etapa do projeto será de capacitação, com carga horária de 12 horas. O curso destaca as possibilidades existentes para que a pequena empresa possa inovar constantemente, aumentando, assim, sua competitividade. O número de participantes nessa etapa é de 40 empresas industriais, podendo cada uma indicar dois representantes. Em sequência, as empresas terão três etapas de consultoria em um total de 38 horas.

Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone3611 1679 ou pelo email [email protected].

Relacionadas

Leia mais

GE condiciona novos centros de P&D a apoio do governo à inovação
Encontro defende apoio à pequena empresa para ampliar comércio de Brasil e Alemanha
SENAI lança institutos de tecnologia e de inovação e amplia a formação profissional

Comentários