FIEC e CEF apresentam linhas de crédito facilitado para a indústria

O montante inicial oferecido é de R$ 400 milhões. Há taxas a partir de 0,45% ao mês. O convênio será assinado em 24 de setembro

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Caixa Econômica Federal (CEF) celebram convênio para facilitar o acesso ao crédito e estruturar um atendimento mais ágil e preferencial às empresas filiadas aos sindicatos vinculados à FIEC. O documento será assinado na próxima segunda-feira, 24 de setembro, em um café da manhã na Casa da Indústria, sede da FIEC.

A parceria é fruto de reunião entre a diretoria da FIEC, o superintendente nacional da CEF, Sérgio Amandio, e o superintendente regional da Caixa em Fortaleza, Odilon Soares. Serão colocados à disposição, inicialmente, R$ 400 milhões para o acordo, que pode receber mais recursos caso haja demanda.

É oferecida uma solução de crédito completa para as empresas, com a possibilidade de portabilidade de financiamentos em outros bancos para a Caixa, com taxas menores e prazos maiores. Dentre as opções de crédito pelo convênio, estão investimentos, capital de giro, folha de pagamento e até crédito para pessoas físicas – funcionários das empresas que aderirem ao convênio podem buscar financiamentos, como habitacional e para veículos, via crédito consignado.

“Além de atendimento prioritário e agilidade na contratação, as taxas de juros que serão praticadas são outro atrativo para as empresas”, resume Fernando Aragão,  gerente da Unidade de Articulação de Crédito do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI), entidade componente do Sistema FIEC. Os créditos são ofertados com taxa para investimento a partir de 0,45% ao mês e prazos até dez anos. Para capital de giro, há taxas a partir de 0,60% ao mês, em prazos de até 36 meses.

A assinatura do convênio terá a presença do vice-presidente de Atendimento, Distribuição e Negócios, José Henrique Marques da Cruz, e do vice-presidente de Pessoa Jurídica da CEF, Geddel Vieira Lima, do presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, de outros diretores da instituição industrial, presidentes de sindicatos patronais e representantes de indústrias filiadas.

BNDES/PSI – A Caixa também atua como agente repassador do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que anunciou prorrogação e redução das taxas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para bens de capital. Os empresários poderão aderir, até o fim de 2012, a empréstimos com taxa fixa de 2,5% ao ano. Micro, pequenas e médias empresas poderão empregar os recursos para capital de giro ou aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados. As grandes empresas terão acesso à mesma linha de crédito, mas somente para máquinas e equipamentos.

Mais informações: Fernando Aragão, gerente da Unidade de Articulação de Crédito do INDI – (85) 3421.5450 / 5461.

SERVIÇO
Assinatura do convênio FIEC / CEF
Data: 24 de setembro de 2012, às 8h.
Local: Auditório Waldyr Diogo de Siqueira – Casa da Indústria. Avenida Barão de Studart, 1980 (térreo).
Atendimento às empresas: 24 de setembro, 8h30 às 18h (o atendimento segue por todo o dia, enquanto houver demanda), na Cobertura da Casa da Indústria.
Agendamento: site (www.sfiec.org.br/bndes)  ou INDI – (85) 3421.5450.

Assessoria de Comunicação do Sistema FIEC
Tel: (85) 3421 5434 / 3421 5435
E-mail: [email protected]
Confira as notícias do Sistema FIEC e da indústria cearense no FIEC Online
www.facebook.com/SistemaFIEC
www.twitter.com/FiecOnline

Relacionadas

Leia mais

FIEPE presta consultoria gratuita de acesso ao crédito
Empresários recorrem a crédito pessoal
FIEPE e BID lançam programa para facilitar acesso a crédito

Comentários