Informe lançado na FIES mostra mapeamento dos recursos minerais em Sergipe

Pesquisa contida no livro ‘Informe de Recursos Minerais’ apresenta um diagnóstico dos recursos minerais na área da construção civil para a comunidade técnico-científica, empresários do setor mineral e toda à sociedade em geral

Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 27, o livro ‘Informe de Recursos Minerais’ – materiais de construção civil para a região metropolitana de Aracaju, do Programa Geologia do Brasil. A solenidadade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e contou com a participação de diversas autoridades, empresários e representantes de órgãos ambientais e governamentais do estado.

A pesquisa contida no livro apresenta um diagnóstico dos recursos minerais na áera da construção civil para a comunidade técnico-científica, empresários do setor mineral e toda à sociedade em geral, disponibilizando informações sobre o fornecimento de areia, arenoso e brita, como também o mapeamento que sinaliza a capacidade de oferta de insumos que o estado possui para o setor da construção. “Através do livro, a sociedade pode ter o conhecimento do que a grande Aracaju, no caso, a região metropolitana, têm de recursos minerais para a construção, além das jazidas possíveis de argila para o segmento da cerâmica vermelha”, explica o presidente da CODISE, Décio Portella.

“Este informe representa a oferta de informações estratégicas para o setor da construção civil em Sergipe. Setor este muito importante sobre todos os aspectos na ampliação de oferta de residências para a população, bem como, do processo de crescimento econômico do nosso estado”, enfatiza o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe (SEDETEC), Saumínio Nascimento. Ainda de acordo com o secretário, Sergipe é abençoado por possuir riquezas minerais em processo de exploração e riquezas ainda a serem exploradas. 

Através da pesquisa apresentada, as autoridades e indústrias do ramo da construção civil e do segmento de cerâmica vermelha podem ter acesso a informações essenciais para o uso eficiente da exploração dos recursos minerais de forma equilibrada e sustentável. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de Sergipe (Sinduscon/SE), Tarcísio Teixeira, o livro mostra a pontecialidade dos recursos minerais sergipanos. “Com essa pesquisa, podemos ter uma visibilidade a longo prazo de quanto tempo nós temos de insumos em abundância para atender nossas demandas e atividades no setor”, pontua Tarcísio.

O livro foi elaborado pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Industrial e dos Recursos Minerais de Sergipe (CODISE); SEDETEC; Sinduscon/SE; Ministério de Minas e Energia; Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral; FIES; e Sindicer/SE.

Relacionadas

Leia mais

SENAI Piauí qualifica trabalhadores da Construção Civil
SENAI qualifica trabalhadores em construção civil e operação de equipamentos na África
Convênio capacita trabalhadores da construção civil de Teresina

Comentários