Federação das Indústrias de Rondônia apoia Expo Peru Amazônia 2012

Evento no Aquarius Selva Hotel vai reunir mais de 150 empresários brasileiros e peruanos – além de autoridades dos dois governos, incluindo os ministros de Estado do Comércio Exterior

Pela primeira vez esta exposição internacional será realizada numa cidade da região norte. No próximo dia 9 de agosto ,Porto Velho será sede da Expo Peru Amazônia 2012. O evento no Aquarius Selva Hotel vai reunir mais de 150 empresários brasileiros e peruanos – além de autoridades dos dois governos, incluindo os ministros de Estado do Comércio Exterior, Transportes e Relações Exteriores dos dois países, o governador de Rondônia Confúcio Moura e governadores dos demais estados da região amazônica.
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú é um dos convidados e incentivador da realização do evento na capital rondoniense. Outra presença marcante será a do ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
 
A notícia da escolha de Porto Velho para sediar este importante evento internacional foi anunciada pelo cônsul peruano Jesus Carranza e o diretor geral do Ministério de Relações Exteriores de Puno, Ramiro Silva durante reunião na FIERO, em 2011. A comitiva peruana estava na capital para participar da 5ª Feira Internacional da Indústria de Rondônia – FEIRON.
 
A exposição terá três temas em destaque – investimentos, comércio e turismo – e será totalmente voltada para a realização de negócios entre empresas das duas nacionalidades. Pela manhã será promovido um fórum empresarial, com a presença dos ministros e governadores.
 
A programação mais esperada pelos empresários acontece das 11h30 às 18h, com a realização das rodadas de negócios e a presença de empresas peruanas dos setores de alimentos, confecções e manufaturas diversas, em contato direto com os empresários brasileiros. A programação seguirá à noite, com a realização do coquetel Peru Mucho Gusto, às 20h, com destaque para a gastronomia peruana e exposição de peças representativas da cultura do país andino.
 
Recentemente o presidente Denis Baú recebeu na FIERO o cônsul peruano para a região norte do Brasil, Jesús Carranza e o conselheiro econômico e comercial da embaixada peruana no Brasil, Antonio Castillo. Durante o encontro os representantes peruanos expuseram detalhes para a realização da Expo Peru em Porto Velho.
 
Para intensificar os diversos acordos comerciais, os governantes dos dois países esperam ver solucionadas questões burocráticas que envolvem as aduanas e que representam hoje um dos principais entraves para o aumento do comércio entre Brasil e Peru. “Temos acordos comerciais importantes, muitos produtos peruanos, como os pescados, são isentos de impostos, temos amplas condições de formar grandes parcerias com o Brasil, e em especial com os rondonienses”, explica Castillo.

Leia mais

5 rotas para a região Norte economizar com transporte de cargas

Comentários