Escola Móvel Sesi Senai oferece cursos gratuitos

São grandes tendas com tudo que uma escola precisa: salas de aula com ar condicionado, equipamentos para os cursos práticos, secretaria e banheiros

O Programa Escola Móvel Sesi/Senai vai oferecer na cidade de Ninheira cursos de iniciação profissional nas áreas de Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além dos cursos básico de Português, Pedreiro de Alvenaria Assistente, Costureiro Assistente e Mecânico de Motos Assistente. Todos os cursos são gratuitos e a carga horária pode variar de 20 a 80 horas/aula. Os alunos irão receber uniforme, pasta, bloco de anotações, lápis e lanche. Na última semana de aula, serão oferecidas oficinas de artesanatos, entre elas, pintura em giz, patch apliqueè, bordado em fita e decoupage.

Para oferecer os cursos, será montada uma estrutura móvel inédita no Brasil. São grandes tendas que, juntas, chegam a quase 700 m² de área. Dentro dela, terá tudo que uma escola precisa: salas de aula com ar condicionado, equipamentos para os cursos práticos, secretaria e banheiros. “Levamos para a cidade tudo o que é necessário para a realização dos cursos, como numa escola tradicional”, destaca Levindo Araújo, gerente da escola. A grande estrutura estará montada na Praça Eliezer Pena, conhecida como Praça do Mercado, e a expectativa é de capacitar cerca de 400 moradores, a partir de 16 anos.

Levindo Araújo ainda ressalta que o programa é uma oportunidade única para inserção no mercado de trabalho. “Dos quase três mil alunos que fizeram o curso durante 2011, 37% já estão empregados ou gerando renda. Esse número é muito gratificante e só tende a aumentar”, afirma. Em 2012, a meta é capacitar 7,5 mil profissionais, em cerca de 30 municípios de Minas Gerais.

Escola Móvel Sesi/Senai

Criada em julho de 2011 pelo Sesi, em parceria com o Senai, entidades vinculadas à Fiemg, o programa Escola Móvel tem como objetivo oferecer iniciação profissional e promover a inclusão social em municípios do interior de Minas Gerais. Na cidade de Ninheira, a iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal.

Relacionadas

Leia mais

Sucesso da Escola Móvel em Minas gera frutos no Amapá
Quer conquistar o mercado de trabalho? Cursos do SENAI têm vagas abertas em todo o Brasil
Desafio hoje é se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho, diz especialista em gestão de pessoas

Comentários