Ação Fiems viabiliza contratação de costureiras por indústria da Capital

Elas foram capacitadas no curso gratuito de costura industrial oferecido pela FatecSenai no âmbito do Programa Ação Fiems, que leva formação profissional do Senai e inclusão digital do Sesi para os bairros de Campo Grande (MS)

Das 18 moradoras do Bairro Aero Rancho IV, de Campo Grande (MS), avaliadas nos períodos matutino e vespertino de ontem (08/08) pela indústria Cativa Têxtil, localizada no Polo Empresarial Oeste, na saída para Terenos (MS), 15 foram aprovadas e poderão integrar o quadro de funcionários da empresa. Elas foram capacitadas no curso gratuito de costura industrial oferecido pela FatecSenai no âmbito do Programa Ação Fiems, que leva formação profissional do Senai e inclusão digital do Sesi para os bairros da Capital.
 
Uma das 15 aprovadas no teste promovido pela Cativa Têxtil é a costureira industrial Penha Leal Rocha, 56 anos. Ela contou que está em Campo Grande há um ano e que neste período fez vários trabalhos informais. “Eu era trabalhadora rural, agora sou costureira. Isto porque o Senai me deu essa oportunidade. Eu não sabia nada de costura e agora tenho a chance de trabalhar numa fábrica. Com certeza a minha vida vai mudar”, declarou.
 
No mesma linha pensa a costureira industrial Dora Ilda Gomes de Campos, 57 anos, que traz no currículo anos trabalhados como copeira e nenhuma experiência com máquinas de costuras, apenas o interesse de conhecê-las. “O curso foi maravilhoso, principalmente porque foi de graça. Agora, com certeza, vai mudar muita coisa em minha vida. Vou arrumar minha casa e espero ficar na empresa por muitos anos”, disse.
 
Para a costureira industrial Ana Paula Silva Santos, 19 anos, a oportunidade é o primeiro passo para conseguir mudar de vida. “Este é o meu primeiro emprego com carteira assinada e isso representa tudo em minha vida. Quero aprender mais, adquirir mais experiência me tornar uma excelente profissional aqui nessa indústria”, disse. Da mesma forma pensa a costureira industrial Bernardina Saralegue de Souza, 62 anos, que trabalhava no campo depois de ficar desempregada. “Sempre gostei de costurar, mas nunca tinha me profissionalizado. Esta oportunidade de trabalhar na Cativa Têxtil está me possibilitando a chance de retornar ao mercado formal de trabalho”, garantiu.
 
Já a costureira industrial Adenilda Alves, 54 anos, que trabalhou há quatro anos no setor têxtil, resolveu se qualificar novamente e voltar para o mercado de trabalho. “Fiquei muito tempo parada, mas sempre gostei de costurar. Com o curso do Senai foi possível aprender muito mais e agora tenho a oportunidade de voltar a trabalhar nesse segmento”, disse. Para a costureira industrial Aparecida Silva de Oliveira, 22 anos, o encaminhamento promovido pelo Programa Ação Fiems é a oportunidade de realizar o sonho do primeiro emprego com carteira assinada. “É muito gratificante poder ter acesso a um curso gratuito, se formar e ainda ser contratada na área. Era tudo que eu precisava”, frisou.
 
Etapa vencida
 
Para o coordenador do Ação Fiems, Artur Quintella, a iniciativa de levar as formandas dos cursos gratuitos do Senai até as empresas é a consolidação da proposta do Programa. “De um lado oferecemos aos moradores dos bairros para se qualificarem gratuitamente em cursos alinhados às demandas dos diferentes setores. Do outro lado cumprimos a missão de atender as indústrias na questão de qualificar mão de obra de forma que permita às indústrias melhoria da produtividade, ampliação das operações e, por consequência, a própria competitividade”, declarou.
 
Artur Quintella, que também é gerente da FatecSenai Campo Grande, explica que, ao todo, o grupo levado até a Cativa Têxtil era composto por 26 formandas de costura industrial, mas 2 desistiram de procurar emprego na área e só 18 fizeram o teste ao longo do dia de ontem, sendo que nesta quinta-feira (09/08) mais 6 serão avaliadas pela indústria. “Do ano passado até agora já encaminhamos 170 formandas em costura industrial para o mercado de trabalho na Capital”, informou.
 
Ele acrescenta que esse trabalho vem sendo realizado em parceria com o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), que auxilia na prospecção dessa mão de obra para as indústrias que demonstram interesse em absorvê-la”. “No caso específico desse grupo, a empresa entrou em contato pela linha telefônica direta criada pelo CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) para atender as indústrias do segmento do vestuário e têxtil de Campo Grande e região. No contato, a gerência da Cativa Têxtil solicitou indicações de pessoas para trabalhar na produção e, a partir daí, nós entramos em contato com os alunos formados, viabilizando a ida deles até a indústria”, detalhou.
 
A analista de recursos humanos da Cativa Têxtil, Patrícia Keitzke, lembrou que a fábrica teve uma ampliação no quadro de funcionários e que havia necessidade de mão de obra em torno de 25 a 30 profissionais para atingir sua capacidade máxima de produção até o fim deste ano, período em que será entregue o próximo galpão da fábrica. “Com a turma que o Senai trouxe estamos conseguindo preencher as vagas. Acredito que essa iniciativa foi muito importante, pois o Senai treinou as costureiras e ainda as trouxe aqui para a avaliação, a partir de agora a nossa instrutora vai acompanhar os trabalhos”, disse.
 
Serviço – Os empresários industriais do segmento do vestuário e têxtil interessados na contratação de mão de obra formada pelo Ação Fiems Campo Grande ou nos serviços disponibilizados pelo CTV da FatecSenai Campo Grande podem ligar para o telefone (67) 3325-9674

Relacionadas

Leia mais

MEC credencia FatecSenai Campo Grande a oferecer cursos superiores a distância
Presidente da Fiems autoriza início da reforma da FatecSenai Campo Grande
Empresários de Campo Grande (MS) comemoram abertura da Escola SENAI da Construção

Comentários