Estudantes de Joinville conquistam ouro em competição nacional de robótica móvel

Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique de Medeiros conquistaram a medalha de ouro no Robotino Competition, evento realizado nos dias 14 e 15 de junho, em Bauru-SP

Florianópolis- A dupla de estudantes do SENAI em Joinville Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique de Medeiros conquistou a medalha de ouro no Robotino Competition, disputa de robótica móvel, realizada nos dias 14 e 15 de junho, em Bauru-SP. O evento teve foco na utilização de robôs móveis autônomos aplicados a processos de logística.

A competição, apoiada pela Festo, foi realizada durante o workshop Robocontol, promovido pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). A participação foi mais uma etapa na preparação dos dois estudantes para a Olimpíada do Conhecimento, que será realizada em novembro, na capital paulista. Tanto, que mal desembarcaram da viagem a Bauru e nesta semana os dois já estão realizando a prova de índice para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que poderá lhes dar o passaporte para o World Skills, o bienal torneio internacional, que em 2013 será realizado em Leipzig, na Alemanha.

Corrêa e Medeiros carregam o grande desafio de manter a hegemonia de Joinville na ocupação de Robótica Móvel. Essa ocupação surgiu no WorldSkills em 2007, mas o Brasil só começou competir nesta ocupação na edição seguinte, em 2009, e sempre com estudantes de Joinville. A primeira dupla foi composta por Andrei Rogger Belegante e Klédson Silva. Em 2011, Leandro Machado e André Peripolli ficaram na quinta posição no internacional. Hoje, Belegante e Peripolli são os treinadores da modalidade na escola.

As provas, tanto do Robocontrol quanto da Olimpíada do Conhecimento e World Skills, envolvem programação e movimentação dos robôs e de peças entre magazines de armazenagem, enfrentando obstáculos para a execução dos objetivos. A dupla de Joinville utiliza um robô móvel, chamado Robotino, produzido pela Festo.

Na competição em Bauru, os alunos realizaram duas provas, cada uma com duas apresentações. Uma das provas era de transporte de peças e não envolvia a contagem de tempo, mas a perfeição da execução das tarefas. A segunda contava tempo e exigia a passagem por 10 pontos na arena, identificando peças e ao final o robô tinha que apresentar um relatório das cores das peças identificadas. Os segundo e terceiro lugar ficou com equipes do SENAI de Minas Gerais.

Relacionadas

Leia mais

SENAI vai reestruturar educação profissional da Costa do Marfim
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação
Professores  do  SENAI  de 12 estados fazem capacitação na área de Energia Solar Fotovoltaica

Comentários