Empresários orientam estudantes sobre como empreender para ter sucesso

Criadores da Chilli Beans e da Trópico falaram para mais de 700 estudantes no seminário Talentos em Debate, realizado nesta quarta-feira (30 de maio) na sede FIERGS

Porto Alegre – Buscar o que se quer. Esta foi a principal mensagem dos dois empreendedores brasileiros para os mais de 700 estudantes que participaram na manhã desta quarta-feira, 30 de maio, do seminário Talentos em Debate. O evento, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Rio Grande do Sul e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), integra o Programa Geração de Talentos do IEL. Na ocasião, o criador da Chilli Beans, Caíto Maia, e da Trópico, Gustavo Schifino, falaram na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) sobre suas experiências como empreendedores. 

O diretor da Trópico afirmou que “é possível empreender e se desenvolver mesmo egresso de uma escola pública”. Schifino, cuja empresa é líder no segmento de moda surf, ressalta que os jovens devem largar a “síndrome do deixa a vida me levar”. “Eles querem chegar aos 40 anos com uma vida estável, falando quatro idiomas, mas deixam o curso de inglês para o próximo semestre”, comentou. “É preciso começar já o futuro”, diz Schifino, destacando a necessidade de planejamento. “Até no surf preciso planejar como vou chegar ao pico certo. Do contrário, posso cair em um cabo de rede. E a vida está cheia deles”, ressaltou. O empresário, que até o fim do ano deverá ter uma rede de 21 lojas funcionando, aconselhou os estudantes a buscarem algo que dê prazer e acreditar nas suas ideias e no que foi planejado para alcançar os objetivos traçados. 

Caíto Maia é o criador da Chilli Beans, maior marca de óculos da América do Sul, com mais de 400 pontos de venda no Brasil e no exterior e pretende chegar a mil pontos até as Olimpíadas de 2016. Ele ressalta que o segredo é fazer o básico. “Eu coloco a mão na massa. Vou ao ponto de venda, participo do design, vou às fábricas, escolho materiais e busco parceiros”, afirmou. Maia salientou que sempre foi vendedor e que sabe fazer isto bem, mas, em alguns momentos, se perdeu na administração. “Então me cerquei de pessoas que tem este know-how. E os apoio sempre. Adoro ver as pessoas crescendo. Tenho alguns vendedores que viraram franqueados”, contou ele. 

A Chilli Beans conta com lojas nos Estados Unidos, Colômbia, Angola, Portugal e outros, além de todo o Brasil.

Relacionadas

Leia mais

Profissionais do futuro terão que dominar tecnologia e ser empreendedores
Empreendedores por um dia
Equipes do SESI estão prontas para entrar em ação no mundial de robótica, em Houston

Comentários