O que é o BITEC?

Programa seleciona universitários que, com a supervisão de um orientador, desenvolvem projetos para melhorar os processos em uma empresa

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) promove a interação e a troca de conhecimento entre instituições de ensino e as empresas.

Para isso, o IEL seleciona estudantes universitários que, com a supervisão de um professor orientador, desenvolve projetos que melhorem processos de gestão, de produção e produtos em uma empresa.  No período em que elabora o projeto, geralmente seis meses, o estudante recebe uma bolsa-estágio.

O programa, que incentiva a competitividade da empresa, promove o empreendedorismo, a inovação tecnológica e a melhoria na gestão, é uma iniciativa de cooperação entre o IEL, o SENAI, o SEBRAE e o CNPq.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA - As empresas cujos projetos são contemplados viram parceiras do programa e se comprometem a oferecer uma contrapartida mensal, que pode ser em forma de remuneração ou apoio técnico ao professor orientador. Cada empresa poderá cadastrar e pedir apoio do Bitec apenas para um projeto por edição, que ocorre a cada seis meses.

Plano de trabalho

Durante seis meses, os bolsistas deverão realizar pesquisas, diagnósticos, mapeamento e testes, confeccionar ou aperfeiçoar protótipos e softwares, elaborar projetos, relatórios, cartilhas e manuais que concretizem os objetivos do plano de trabalho proposto.

A bolsa 

São oferecidas bolsas anuais a cada edição para os estudantes. As empresas que tiverem os projetos contemplados passam a ser parceiras do programa e comprometem-se a oferecer uma contrapartida mensal, que será aplicada na orientação didático-pedagógica realizada pelo professor orientador. Cada empresa poderá beneficiar-se de apenas um projeto por edição.

Metodologia

A partir das necessidades apontadas pelas empresas, os alunos de graduação, que são selecionados e orientados por um professor, trabalham para gerar soluções para o desenvolvimento tecnológico e o aumento da produtividade na empresa.

Relacionadas

Leia mais

Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC
Políticas de longo prazo e instituições estáveis podem acelerar inovação no Brasil, diz estudo do MIT

Comentários