Institucional

bannerinstitucional.png__860x91_q85_crop_subsampling-2_upscale.png

Atuação

Saúde e Segurança na Indústria

Entre os desafios a serem superados pela indústria para se ganhar competitividade está a redução de afastamentos de trabalhadores. Para apoiar empresas na gestão de segurança e saúde no trabalho, foi criado o SESI Viva+, um conjunto de ferramentas reunidas em um ambiente digital único, como programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria implementarem ações de melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

Um dos principais focos de atuação do SESI Viva+ é o apoio às empresas no atendimento a demandas legais relacionadas à SST e ao eSocial, sistema unificado do governo para envio de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores. O SESI Viva+ disponibiliza para a indústria um sistema para gestão dos programas legais, com o objetivo de reduzir os riscos de autuações por órgãos fiscalizadores.

A partir de dados sobre saúde e hábitos dos trabalhadores da indústria inseridos na plataforma, é possível desenvolver estudos epidemiológicos para apoiar indústrias na prevenção de doenças e acidentes, na redução de custos com saúde e afastamentos e na diminuição de custos com planos de saúde. Esses estudos são realizados em parceria do Hospital Sírio Libanês.

Com o SESI Viva+, é possível cruzar informações para identificar necessidades específicas de cada empresa e ainda buscar soluções e tecnologias desenvolvidas em um dos oito Centros de Inovação do SESI. Nesses centros, são desenvolvidos pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de promoção de saúde, absenteísmo, ergonomia, prevenção de acidentes, longevidade e produtividade, tecnologias para segurança e saúde e fatores psicossociais.

Para garantir o acesso da indústria brasileira ao que há de mais moderno e eficiente no mundo em segurança e saúde no trabalho, o SESI conta com parcerias de instituições internacionalmente reconhecidas nessas áreas como o Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia, o Instituto Nacional de Segurança e Saúde dos Estados Unidos, o Media X da Universidade de Stanford e a Universidade de Harvard.


Rede SESI de Educação

Com uma rede de 583 escolas, o SESI oferece Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Continuada para os trabalhadores da indústria e seus dependentes em todos os estados da federação.

Com o objetivo de alinhar-se às novas demandas do mercado de trabalho, o SESI possui uma proposta curricular e metodologia inovadoras, com foco nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), além de oferecer materiais pedagógicos e infraestrutura de excelência. A instituição também mantém uma rede de bibliotecas, teatros e espaços culturais que facilitam o acesso dos brasileiros ao conhecimento e às artes.

Para elevar a escolaridade do trabalhador da indústria, o SESI desenvolveu uma metodologia inovadora de Educação de Jovens e Adultos que permite ao aluno reduzir a carga horária do curso com base no reconhecimento de saberes prévios e prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância.

A Nova EJA permite a construção de itinerários educativos conectados com a realidade profissional dos alunos, além da oferta do ensino médio articulado aos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelo SENAI, a chamada EJA Profissionalizante.

Para responder ao desafio das empresas de contar com um capital humano capaz de interagir com as novas tecnologias e processos produtivos da indústria, o SESI desenvolve ações de educação continuada voltadas ao desenvolvimento das competências requeridas pelo setor industrial. Os cursos contemplam temas como a melhoria da proficiência em português e matemática, competências para o trabalho, segurança e saúde no trabalho, vida saudável e gestão em qualidade de vida.

SESI em Números

+

Carregando