SESI - Serviço Social da Indústria

Criado em 1946, o SESI atende indústrias e trabalhadores em gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e na promoção da saúde e educação dos trabalhadores, seus dependentes e comunidade. 

 

Visite o site oficial do SESI

Áreas de Atuação

Áreas de atuação

1. Saúde e Segurança na Indústria

O SESI oferece 18 serviços, entre cursos, diagnósticos e consultoria, para apoiar as empresas na gestão da segurança e saúde, na avaliação do ambiente físico de trabalho, na identificação de situações de risco e na criação de medidas de correção.

SESI Viva+

O SESI VIVA+ é uma plataforma digital que contém informações qualificadas e estruturadas sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e estilo de vida do trabalhador da indústria. O SESI VIVA+ possibilita uma melhora na gestão de SST, por meio de estudos epidemiológicos que apoiam as indústrias na redução de riscos legais e de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e no aumento da produtividade no trabalho.

Consultoria e assessoria em ergonomia

Por meio do Comitê de Ergonomia e da Consultoria e Assessoria em Ergonomia, as empresas têm acesso a serviços de consultoria e assessoria que envolvem soluções ergonômicas nas empresas.

Serviços médicos ocupacionais

O SESI oferece procedimentos ocupacionais de enfermagem, consultas médicas admissionais, periódicas e demissionais, emissão de atestados de mudança de função e retorno ao trabalho.

Exames ocupacionais

O SESI realiza exames relacionados à saúde ocupacional do trabalhador, como análises clínicas e toxicológicas, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, oftalmologia, raios X e ultrassonografia.

Centros de Inovação SESI

Os Centros de Inovação do SESI desenvolvem tecnologias para a segurança e saúde na indústria, com o objetivo de ampliar o acesso de empresas e trabalhadores a tecnologias e tendências mais avançadas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde, além de aumentar a produtividade do trabalhador na indústria.

Cada uma das nove unidades trabalha com diferentes linhas de pesquisa, desenvolvendo soluções que estão disponíveis na Plataforma de Soluções Inovadoras. Nesse ambiente virtual, as empresas podem contratar tecnologias já disponíveis ou enviar desafios para receberem apoio dos centros.

2. Educação básica e continuada

Em todos os estados brasileiros, as escolas do SESI atendem às necessidades do mundo do trabalho, com foco nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Práticas pedagógicas inovadoras, materiais pedagógicos exclusivos, infraestrutura de excelência, gestão participativa e professores de qualidade são os fatores que explicam os melhores desempenhos dos alunos do SESI na Prova Brasil.

Robótica

As escolas do SESI contam com a Robótica Educacional na grade curricular, levando aos estudantes educação tecnológica, inclusão digital, linguagem de programação e empreendedorismo. Em 2018, equipes de alunos do SESI foram campeões em torneios de robótica realizados no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Educação de Jovens e Adultos

O SESI também é referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a pessoas a partir de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental e médio na idade. Os cursos de EJA do SESI oferecem aulas presenciais e a distância. Em parceria com o SENAI, oferecem também cursos de formação profissional.

SESI em números: