www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Atuação

Rede SESI de Educação
O SESI oferece educação básica aos trabalhadores e seus dependentes. Com o objetivo de alinhar-se às novas demandas do mercado de trabalho, o SESI utiliza currículo aderente aos requisitos de aplicabilidade ao trabalho futuro, com foco na proficiência em português, matemática e ciências aplicadas.

Com 710 unidades operacionais espalhadas pelo Brasil, o SESI mantém uma rede de 511 escolas que oferecem educação básica, educação de jovens e adultos e educação continuada para os trabalhadores da indústria e seus dependentes em todos os estados da Federação. A instituição também mantém uma rede de bibliotecas, teatros e espaços culturais que facilitam o acesso dos brasileiros ao conhecimento e às artes.

Para responder ao desafio das empresas de contar com um capital humano capaz de interagir com as novas tecnologias e processos produtivos da indústria, o SESI desenvolve ações de educação continuada voltadas ao desenvolvimento das competências requeridas pelo setor industrial. Essa modalidade registrou cerca de 1,7 milhão de matrículas apenas em 2014. Em 2015, o SESI implementou algumas mudanças para ampliar os resultados em educação, por meio da oferta de cursos presenciais e a distância (EAD) e do aperfeiçoamento do portfólio, que passou a contemplar temas como a melhoria da proficiência em português e matemática, competências para o trabalho, segurança e saúde no trabalho, vida saudável e gestão em qualidade de vida.

As mudanças no perfil demográfico da população brasileira implicam na necessidade de capacitar trabalhadores maduros para permanecer mais tempo no mercado de trabalho e com qualidade. Em 2014, o SESI atendeu 217.237 alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e elaborou uma nova proposta curricular contextualizada e focada no perfil do estudante adulto trabalhador da indústria, prevendo a oferta de cursos presenciais no local de trabalho e por educação à distância.

Segurança, Saúde e Qualidade de Vida para o Trabalhador da Indústria
Na busca da competitividade, a indústria precisa superar desafios como reduzir os afastamentos do trabalho.
Nesse sentido, o SESI estruturou programas de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida que colaboram com a elevação da produtividade e da competitividade do país, por meio da promoção de ambientes de trabalho seguros e trabalhadores mais produtivos.

Com o objetivo de potencializar o atendimento em escala à indústria com qualidade, foram criadas as Redes SESI, que dialogam constantemente com instituições de pesquisa e profissionais de vários setores no desenvolvimento de  soluções adequadas às necessidades da indústria e problemas que causam os afastamentos do trabalhador.

Também foram realizadas ações e firmadas parcerias internacionais voltadas à implantação de núcleos de Inovação com o objetivo de promover ações voltadas à geração de inovações com base em compartilhamento de conhecimentos, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Promoção de Saúde, Absenteísmo, Ergonomia, Prevenção de Acidentes, Longevidade e Produtividade, Tecnologias para Segurança e Saúde e Fatores Psicossociais.

Os parceiros do SESI nessa iniciativa são o Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia, o Instituto Nacional de Segurança e Saúde dos Estados Unidos, o Media X da Universidade de Stanford e a Universidade de Harvard.

SESI em Números

 

Em 2014:
  • Cerca de 2,2 milhões de matrículas em educação
  • Mais de 1,7 milhão de matrículas em cursos de educação continuada
  • Mais de 1,4 milhão de participantes de ações educativas
  • Mais de 3,2 milhões de pessoas beneficiadas com Programas em Saúde e Segurança no Trabalho e Serviços em SST
  • Mais de 3,4 milhões de pessoas beneficiadas por contratos de Lazer Ativo - Esporte e Ginástica na Empresa
  • Mais de 1,3 milhão de pessoas atendidas pela Campanha SESI de Vacinação contra a gripe, hepatite B, febre amarela, antitetânica e tríplice viral
  • Cerca de 3,6 milhões de participantes e expectadores em eventos culturais
  • Mais de 2,1 milhões de atendimentos prestados em ações comunitárias


SESI Presente na Vida da Gente