100% Seguro Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Acesso ao Conhecimento

Na linha de ação Acesso ao Conhecimento são ofertados produtos para atendimento legal, ações de educação dos trabalhadores sobre segurança e saúde no trabalho, e também apresentam informações essenciais para adequação dos canteiros de obras. São eles:

Estudo de SST IC

 

Em 2015 o PNSST IC realizou a atualização do estudo feito em 2011 sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção no Brasil em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. O estudo analisa os acidentes de trabalho fatais e não fatais através dos dados dos anuários estatísticos da Previdência Social, no período de 2000 a 2013, inclusive os impactos sobre a produtividade no segmento industrial e, relaciona as recomendações de instituições de âmbito mundial.

Clique aqui para acessar a publicação.

Série Vídeos 100% Seguro

 

A série é composta por 100 programas educativos com duração de 3 a 5 minutos cada e 100 programetes educativos com duração de 90 segundos cada. Os 100 programas educativos foram gravados no idioma português, com legenda em português, inglês e espanhol.

Os vídeos apresentam sugestões de controle operacional para os fatores de risco de maior incidência na indústria da construção, apresentam a linguagem e forma de comunicação comuns nos canteiros de obras, utilizam imagens reais dos processos construtivos, bem como utiliza recursos gráficos em 2D e 3D.


Veja os vídeos no canal do SESI no Youtube.

Programa de Sensibilização e Treinamento

 

O Programa de Sensibilização e Treinamento (PST) é um programa educativo que tem como objetivo geral ampliar o acesso dos trabalhadores às informações sobre Segurança no Trabalho da Indústria da Construção, priorizando temas de maior relevância para a prevenção dos acidentes fatais e incapacitantes.


O PST é composto por três módulos de treinamento:

• Módulo 1 - Proteção contra Quedas (Parte I)
• Módulo 2 - Proteção contra Quedas (Parte II)
• Módulo 3 - Proteção em Escavações e Instalações Elétricas


 O PST é composto por três módulos de treinamento:

• Módulo 1
- Proteção contra Quedas (Parte I)
• Módulo 2 - Proteção contra Quedas (Parte II)
• Módulo 3 - Proteção em Escavações e Instalações Elétricas

Aprendendo com SST e Curso - Cidadania e a SST na IC

 

O Aprendendo com Segurança e Saúde no Trabalho (ASST) foi desenvolvido com a missão de “contribuir na mudança de atitude do trabalhador para a prevenção de acidentes na Indústria da Construção”. Para garantir maior efetividade junto ao seu público-alvo, o ASST pode ser operacionalizado a partir de duas estratégias distintas: o ASST–EJA e o ASST–EC. 

O ASST – EJA deve ser operacionalizado dentro do curso de Educação de Jovens Adultos do Ensino Fundamental I (alfabetização a 4ª série), e tem carga horária aproximada de 80 horas (equivalente a um bimestre de atividades). Seus recursos pedagógicos oferecem a oportunidade de um trabalho mais detalhado e aprofundado em sala de aula, reforçando também o papel do trabalhador como agente multiplicador na disseminação dos conteúdos e de atitudes preventivas junto aos seus colegas.

Abrindo também espaços para maior valorização do trabalhador, sua saúde, relacionamento com colegas e família, o ASST–EJA busca transformar estes indivíduos de dentro para fora, reforçando valores e hábitos que levem à melhoria de sua saúde de forma integral. Ao longo das aulas, diferentes técnicas e instrumentos são utilizados para criar oportunidades de troca entre os alunos, apresentação e reconhecimento de talentos e atitudes positivas, e aplicação imediata dos conteúdos de SST trazidos pelos docentes.

Considerando de um lado que na Indústria da Construção a alta-rotatividade da mão-de-obra e mudanças no cenário econômico podem afetar a efetiva participação dos trabalhadores em cursos de maior duração, e de outro a extrema relevância do ASST, sua tecnologia foi flexibilizada e adaptada de forma a ser trabalhada em um curso de Educação Continuada.

Treinamento admissional

 

A realização do treinamento admissional para os trabalhadores da Indústria da Construção é uma obrigatoriedade legal, determinada pela Norma Regulamentadora No. 18 do MTE, onde está especificado o conteúdo mínimo a ser informado aos trabalhadores.

O treinamento admissional desenvolvido pelo SESI possui metodologia diferenciada e inovadora, utilizando ao longo da aplicação jogos, dinâmicas e vídeos os quais promovem a participação interativa e atenção dos trabalhadores com o objetivo de contribuir para assimilação do conhecimento.

Além do conteúdo legal, foram inseridos temas considerados importantes na prevenção de acidentes do trabalho, incluindo a abordagem da valorização da vida, valorização profissional, além do cuidado consigo e cuidado com o outro.

Treinamentos periódicos

 

A realização do treinamento periódico para os trabalhadores da Indústria da Construção é uma obrigatoriedade legal, determinada pela Norma Regulamentadora No. 18 do MTE.

Para compor o conteúdo do treinamento periódico foram escolhidos temas transversais, os quais estão diretamente relacionados a prevenção dos acidentes do trabalho e aos aspectos de saúde, visando a preservação da integridade física dos trabalhadores.

Para este treinamento foram contempladas as abordagens referentes a valorização profissional, da vida e familiar. O treinamento possui metodologia diferenciada e inovadora, utilizando ao longo da aplicação jogos, dinâmicas e vídeos os quais promovem a participação interativa e atenção dos trabalhadores com o objetivo de contribuir para assimilação do conhecimento.


@cni_br