logomini.png


O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® Mindstorm®.

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes*, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.


*O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.

 


A iniciativa fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores  são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real,  bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões.
 




A cada ano, um novo tema é lançado.
Ele vai nortear o desafio da temporada e servir de base para provas a serem realizadas em todo o país.


 


Conheça o tema da
nova temporada

 


Aprendizado e diversão


Durante o processo de aprendizagem do Torneio, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira.

OBJETIVOS

 

 

 

Icone escola

Promover o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) para alunos de 9 a 16 anos por meio de torneios de robótica com atmosfera de evento esportivo 

 

 

 

 

Icone cérebro

 

 

Desenvolver competências cognitivas e habilidades comportamentais para a vida

 

 

 

 

Icone aquarela

 

 

Fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico

 

 

 

 

Icone equipe

 

 

Fomentar o trabalho colaborativo

 

 

 

 

Icone escola

 

 

Despertar o interesse para as áreas STEAM por meio de torneios de robótica com atmosfera de evento esportivo

 

 

 

 

Icone ciências

 

 

Contribuir para a elevação da proficiência dos alunos em matemática e ciências

 

 



Realizadores

 

 

legoeducation.JPG

Por mais de 30 anos, a LEGO® Education trabalha com professores e especialistas em educação para fornecer soluções e recursos que são usados em sala de aula e, assim, incentivar os alunos a pensar de forma criativa, racional, sistemática e a libertarem o seu potencial para moldar o seu próprio futuro.

A ideia dos produtos desenvolvidos pela empresa é abordar assuntos do cotidiano e transformar o aprendizado em algo divertido. Ciências, tecnologia, engenharia, ciência da computação, matemática e ciências humanas são os temas trabalhados em materiais educacionais, pacotes de atividades e recursos para professores.

A LEGO Education compartilha a visão de inspirar e desenvolver os construtores de amanhã.

FIRST® é a sigla para For Inspiration and Recognition of Science and Technology, que em português quer dizer Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e da Tecnologia. A organização não tem fins lucrativos e se dedica a ajudar crianças e jovens a descobrir e a desenvolver a paixão pela ciência, tecnologia, matemática e engenharia.

Existe desde 1989, quando seu fundador, o inventor Dean Kamen, percebeu a escassez de mão de obra e o baixo interesse dos jovens pela área de exatas. Para tornar a experiência de aprendizagem de conceitos físicos, matemáticos e robóticos mais divertida, Kamen teve a ideia de criar um evento com apelo esportivo visando atrair estudantes de ensino fundamental e médio a conhecer e a seguir carreiras no ramo da ciência e da tecnologia.

Com o objetivo de aproximar os jovens da realidade, a FIRST® desenvolve programas anuais com temas que abordam problemas cotidianos reais que afetam o mundo e as pessoas. A partir da proposta, a cada ano, os jovens são desafiados a construir soluções inovadoras. As ideias que tiveram são apresentadas na forma de projetos de pesquisa e de robótica, nos torneios promovidas regionalmente ao redor do mundo.
 
O programa alcança seu auge em um evento internacional que reúne jovens de todo o mundo e os reconhece pela inovação e criatividade na solução do problema proposto. Com isso, os jovens têm uma oportunidade única de desenvolver autoconfiança e habilidades pessoais, iniciar novas amizades, conhecer outras culturas e descobrir interesses em áreas antes não imaginadas.

Com essa proposta, os programas da FIRST® atraíram, só na temporada 2011-2012, aproximadamente 300 mil jovens e mais de 100 mil mentores, treinadores e voluntários de 60 países. Dirigida e operada majoritariamente por voluntários, a organização defende a bandeira de que o sucesso é o resultado direto do comprometimento de pessoas que disponibilizam tempo e recursos para o bem comum.

Nos Estados Unidos, a entidade tem o apoio de grandes empresas, como Nasa, Coca-Cola, LEGO®, Statoil, Boeing, Microsoft, SAP, Google e Intel, além do suporte do atual presidente Barack Obama, que acredita na FIRST para promover ações de incentivo à educação e à inovação entre os jovens em todo o mundo.

Em cada país há um Parceiro Operacional da FIRST LEGO League que tem a responsabilidade da execução do programa conforme as regras internacionais. No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial do torneio no território, no periodo de 2013 a 2019.

Serviço Social da Indústria é uma entidade autônoma, privada e sem fins lucrativos. Foi criado em 1º de julho de 1946 e tem o desafio de desenvolver e ofertar educação de excelência, voltada para o mundo do trabalho e aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira por meio da promoção da saúde e da segurança do trabalhador.

É constituído por um Departamento Nacional e 27 Departamentos Regionais, um em cada Estado da Federação. Atualmente, conta com mais de 44 mil colaboradores e uma rede de educação básica formada por mais de 500 escolas. Possui 195 mil alunos na educação básica, 188 mil estudantes na educação de jovens e adultos, além de 1,5 milhão de trabalhadores da indústria na educação continuada.

Na área de Educação, a Rede SESI busca ofertar educação básica e continuada de qualidade, que desenvolva a capacidade de criação e inovação, a cultura empreendedora, a visão da ecossustentabilidade e a responsabilidade social.

Desde o ano de 2006 o SESI vem investindo em programas de robótica educacional na sua Rede. A Robótica tem se posicionado como uma área estratégica fundamental para o Brasil, pois além de produzir conhecimento nos alunos sobre a construção/programação de protótipos robóticos, desenvolve também habilidades e competências importantes para as interações sociais e culturais de cada um e do grupo.

Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.

Em cinco anos de operação o SESI já realizou 55 torneios regionais em 12 Estados e 5 torneios nacionais, envolveu aproximadamente 17 mil competidores de 1.445 escolas particulares e de 360 escolas públicas, bem como classificou 60 equipes brasileiras que participaram de competições internacionais.