6ª edição (2017-2018) - Curadores finalistas


A 6ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas (2017-2018) divulga os nomes dos três finalistas para a categoria curadores. São eles: Ana Avelar (Curitiba-PR), Douglas de Freitas (São Paulo-SP) e Josué Mattos (Criciúma-SC). O vencedor da categoria vai receber o valor de R$ 25 mil e realizar projeto curatorial que vai percorrer quatro cidades do país, a partir de dezembro: Rio de Janeiro, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre).

Além de Marcus Lontra, curador do Prêmio, participaram do júrios críticos Cauê Alves (São Paulo-SP), Jailton Moreira (Porto Alegre-RS), Marcelo Campos (Rio de Janeiro-RJ), Moacir dos Anjos (Recife-PE), além dos vencedores de edições anteriores: o curador vencedor do 5º Prêmio Marcantonio Vilaça, Divino Sobral (Goiânia-GO) e a artista vencedora no 2º Prêmio Marcantonio Vilaça, Lucia Laguna (Rio de Janeiro-RJ).
Os 20 finalistas na categoria artistas foram divulgados em março de 2017. Em agosto, os artistas selecionados vão participar de uma exposição coletiva no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. Na abertura da mostra, serão conhecidos os cinco artitas e o curador vencedor da 6ª edição do prêmio.