SESI

Cozinha Brasil

História

A- A A+
Cozinha-Brasil-contribui-para-elevar-a-qualidade-de-vida-dos-trabalhadores-da-indstria-Sistema-FIEPA.jpg

 

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor –, o programa Cozinha Brasil ensina a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício. O programa resultou do amadurecimento de outras ações do SESI na busca pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria.

O Cozinha Brasil começou a tomar forma no Departamento Regional do SESI de São Paulo, em 1998. Após identificar baixos índices de consumo de verduras, frutas e legumes pelos brasileiros, o SESI procurou criar uma solução eficaz e sustentável para a deficiência nutricional dos trabalhadores e de suas famílias.

No ano seguinte, foi criado o programa “Alimente-se Bem com R$ 1,00”, que cresceu rapidamente e caiu no gosto dos trabalhadores, por combinar boa alimentação com economia. Em 2004, o SESI e o Conselho Nacional do SESI ampliaram a iniciativa e lançaram o Cozinha Brasil, que passou a abranger todos os estados brasileiros e o DF.

A iniciativa introduz cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo nas mesas dos trabalhadores da indústria. As receitas são saborosas e aproveitam todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado, como caule, talos, cascas, folhas e sementes. Unidades móveis com cozinha experimental e didática garantiram o atendimento a todo o território nacional.

A partir de 2014, o Cozinha Brasil passou a integrar o Programa SESI Alimentação Saudável na Indústria, que prevê uma série de ações de diferentes níveis de complexidade, a depender da necessidade de cada empresa parceira do SESI.

Considerado uma tecnologia social inovadora e uma ferramenta de responsabilidade social da empresa industrial, o Cozinha Brasil contribui para elevar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, levando oportunidades de aprendizado e educação alimentar para todos os participantes. 

Tags: o, programacozinha, brasil, histórico, departamento, regional, do, sesi, ingredientes, profissionais, receitas, nutritivas, saborosas