Como funcionam os centros

Distribuidos em oitos estados, os Centros de Inovação SESI trabalham, cada um, em uma temática de interesse da indústria.

Eles atuam em rede e podem atender empresas de todo o país por meio das unidades do SESI.

A atuação pode ser segmentada por porte da empresa ou por setor de atividade, sempre com foco no aumento da produtividade e competitividade da indústria nacional.

As soluções podem ser:

HARDWARE
SOFTWARE
METODOLOGIAS
CAPACITAÇÕES
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
SISTEMAS DE GESTÃO

Mapa-CE(150).png Economia para Saúde e Segurança (CE)

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Consultoria para redução dos custos com saúde e segurança


Assessoria a empresas para avaliação do retorno de investimento em saúde e segurança e análise de valor agregado, com recomendação de ações e desenvolvimento de indicadores para diagnóstico e utilização de calculadora de gestão de custos.

Workshop sobre gestão de custos da saúde e segurança

 

  • Workshop in company – cursos customizados para empresas, com duração de 72h, voltados para executivos e líderes, sobre temas relacionados a custos em saúde e construção de plano de ação
     
  • Open Workshop – curso com duração de 4h, ministrados nas dependências do SESI, com conteúdos divididos por relevância para grupos setoriais da indústria
     
  • Webinar – cursos com duração de 2h oferecidos por webconferência, sobre gestão dos custos com saúde e segurança, com objetivo de despertar o interesse pelo tema

Centros_Prancheta-8(80).png
Parceiros internacionaisLinha-azul3.png

Universidade Johns Hopkins - EUA



Atua na cocriação de um modelo da calculadora para gestão de custos de saúde e segurança que se adeque à realidade brasileira. A ferramenta calcula o retorno sobre o investimento de ações em saúde e pode auxiliar na tomada de decisão sobre que medidas devem ser seguidas pelas empresas. A metodologia já é validada nos Estados Unidos e sua adequação ao contexto do Brasil passa por pesquisa por amostragem, dados epidemiológicos nacionais e cruzamento de dados da indústria brasileira.

National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) - EUA


Atua no repasse de metodologia de economia para a saúde, a ser utilizada como conteúdo nos workshops sobre gestão dos custos. Essa abordagem inclui temas como introdução à economia para a saúde, noções de casos de negócios, probabilidade de ocorrência de casos e direcionamento de políticas com base em estatísticas.

Finnish Institute of Occupational Health (FIOH) - Finlândia


Auxilia na criação de conteúdos dos workshops, bem como na metodologia e plano de ação para formações executivas.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Luciana Costa

Coordenadora de Pequisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Centro de Inovação SESI - Saúde e Segurança

Telefone: (85) 3421-5866

E-mail: lccosta@sfiec.org.br
economiaparasaude@sfiec.org.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Sistema de Gestão em Ergonomia alinhado com o e-Social


Avaliação e gerenciamento de riscos ergonômicos, que vão contribuir para a definição de ações preventivas ou corretivas, alinhadas com os parâmetros do e-Social.

Avaliação Ergonômica de Processos Produtivos


Análises da influência dos aspectos técnicos e humanos para melhor aplicação de conceitos de ergonomia de correção, que pressupõe a modificação parcial de elementos da área de trabalho como tamanho, iluminação, ruídos e temperaturas.

Metodologia da Ergonomia de Concepção


Consultoria para prevenção de riscos ergonômicos nas indústrias com a participação dos trabalhadores e software de simulação, com foco na ergonomia de concepção, que pressupõe interferência mais ampla nos processos produtivos, e não só em pontos que necessitam de correção.

Centros_Prancheta-8(80).png
Parceiros internacionaisLinha-azul3.png

Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada (TNO) - Países Baixos


Atua no desenvolvimento de ferramentas para definição de parâmetros de carga de trabalho física que não causem distúrbios músculo-esqueléticos e afastamentos por doença relacionada. A TNO faz a transferência de conhecimento e ferramentas para avaliar a carga de trabalho física de forma padronizada e apoia no desenvolvimento de serviços de prevenção, levando à redução de lesões.

A organização também oferece suporte para adequar as ferramentas ao contexto jurídico e cultural do Brasil, além de treinamento para os profissionais do SESI para execução de projetos-piloto. A partir dos primeiros resultados, a TNO apoiará também no desenvolvimento de um plano para apresentação e implementação do novo pacote de serviços.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Carla Siqueira

Gerente do Centro de Inovação SESI - Ergonomia

Telefone: (31) 3489-2060

E-mail: csirqueira@fiemg.com.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Portfólio de serviços e produtos inovadores em gestão de fatores psicossociais



Metodologias de gestão de fatores psicossociais; assessoria psicossocial; gerenciamento do estresse e promoção de saúde; avaliação de riscos psicossociais por meio de simulador de realidade virtual; prevenção ao uso de drogas para micro, pequenas e médias empresas; proteção e promoção da saúde mental nos locais de trabalho.

Programa de integração de gestão de fatores psicossociais e promoção da saúde às políticas de segurança e saúde no trabalho

 

Metodologias para análise ergonômica do trabalho com visão integrada aos fatores psicossociais; promoção da qualidade do sono; gestão do presenteísmo; assessoria para promoção de saúde mental em frigoríficos; mensuração dos impactos em programas de segurança e saúde no trabalho e fatores psicossociais; adaptação do modelos internacionais para realidade industrial brasileira - modelo SOLVE, criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e modelo Total Worker Health, conceituado pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) e desenvolvido pela Universidade de Harvard.

Centros_Prancheta-8(80).png
Parceiros internacionaisLinha-azul3.png

Finnish Institute of Occupational Health (FIOH) - Finlândia


Atua na cocriação de um modelo de metodologia de diagnóstico e gestão de fatores psicossociais, alinhada às atuais e futuras necessidades das indústrias brasileiras e de seus trabalhadores. O modelo não se restringe ao foco no indivíduo e aborda também o ambiente organizacional, a partir de fatores sociais e variáveis psicológicas que contribuem para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Universidade de Harvard - EUA



Atua na capacitação de profissionais do SESI e de indústrias nacionais para o modelo Total Worker Health, que propõe avaliar as condições de segurança e saúde do trabalhador de forma integrada à gestão de fatores psicossociais. A universidade também auxilia na realização de projeto-piloto dessa metodologia em uma empresa brasileira.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Leticia Lessa

Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - SESI-RS 


Telefone: (51) 3347-8787, ramal 8437

E-mail: centro.fatorespsicossociais@sesirs.org.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Biomarcadores


Desenvolvimento de biomarcadores, indicadores mensuráveis para o monitoramento de compostos orgânicos voláteis (VOCs), por meio de análise multiplex de ácidos mercaptúricos e de miRNA para genes responsivos à exposição.

Dispositivos


Desenvolvimento de dispositivo acoplado a equipamentos de proteção individual (EPI) para redução da exposiçãoo a compostos orgânicos voláteis (VOCs), por meio de novos materiais nanoestruturados de alta capacidade de retenção de partículas.

Fitorremediação


Processo que utiliza plantas para purificação de espaços contaminados ou poluídos, para redução de formaldeído em ambientes industriais, por meio da combinação de bactériase Bacillus cereus espalhadas no caule da planta Zamioculcas zamiofolia, resistente e bem adaptada a ambientes internos e de pouca luz.

Nanomateriais


Desenvolvimento de nanomateriais para ser utilizados em equipamentos de proteção individual (EPI) para adsorção de fumos metálicos provenientes dae atividade de solda.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Paulo Furio

Coordenador do Centro de Inovação SESI - Higiene Ocupacional

Telefone: (21) 3978-6105

E-mail: pfurio@firjan.org.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Consultoria para Longevidade Produtiva


Consultoria para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do trabalhador que permitam uma longevidade produtiva e melhoria dos resultados da organização. O programa consiste em nove mediações de 2h, podendo ser executadas de forma semanal ou quinzenal.

Gerações e Trabalho


Consultoria para retenção e valorização do aprendizado gerado a partir da troca de experiências entre trabalhadores de diferentes gerações. A partir de uma análise do perfil demográfico da empresa, são definidas ações para criação de um ambiente de trabalho inovador que fortaleça a relação entre pessoas de diversas idades.

Trabalho em Equilíbrio


Realização de diagnóstico de fatores psicossociais ligados ao envelhecimento e desenvolvimento de plano de ação para prevenção de riscos, com objetivo de melhorar a gestão e manter a capacidade para o trabalho dos profissionais.

Gestão para Longevidade Produtiva


Consultoria para lideranças e profissionais da área de gestão de pessoas sobre longevidade no ambiente de trabalho, com objetivo de capacitá-los para atuarem na gestão do tema com seus trabalhadores.

Centros_Prancheta-8(80).png
Parceiros internacionaisLinha-azul3.png

Finnish Institute of Occupational Health (FIOH) - Finlândia


Atua na transferência da metodologia Empoderamento para a Longevidade Produtiva, utilizada em consultorias. Por ser referência mundial no tema, o instituto também auxiliar na validação de novas tecnologias e metodologias desenvolvidas pelo Centro de Inovação.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Noelly Cristina Mercer

Coordenadora do Centro de Inovação SESI - Longevidade e Produtividade

Telefone: (41) 3271-9513

E-mail: noelly.mercer@sesipr.org.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Soluções em prevenção e gestão da incapacidade e retorno ao trabalho


Transferência de soluções para empresas para intervenção precoce na incapacidade e no retorno ao trabalho, por meio da capacitação de equipes ligadas à saúde e segurança no trabalho, como área médica e de recursos humanos. O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade e queda nos custos, a partir da redução do número de casos, do período de afastamento e da reincidência da doença.

As capacitações são realizadas por meio de cursos, em que os profissionais da empresa aprendem a como aplicar as ferramentas de gestão.  A metodologia é baseada em um novo paradigma internacional de prevenção e gestão da incapacidade para o trabalho - Work Disability Prevention (WDP) e Return to Work (RTW).

Consultoria em prevenção e gestão do absenteísmo e retorno ao trabalho


Consultoria realizada por profissionais do SESI para intervenções precoces em trabalhadores com incapacidade e para seu retorno ao trabalho. O serviço é inspirado em experiências internacionais de sucesso dos métodos Stay at Work (SAW) e Return to Work (RTW), combinadas a programas de reabilitação profissional já realizados pelo SESI.

A consultoria tem como objetivo não só a atuação precoce para reduzir o número de casos e tempo de afastamento, como também receber trabalhadores que estiveram afastado. Após a prestação de serviço, o SESI se mantém em linha direta com a empresa para o caso de haver necessidade de outras intervenções.

Centros_Prancheta-8(80).png
Parceiros internacionaisLinha-azul3.png

Finnish Institute of Occupational Health (FIOH) - Finlândia


Atua no desenvolvimento de um novo paradigma, soluções, ferramentas e consultoria na temática Prevenção da Incapacidade. O instituto também oferece suporte para adequar as soluções e ferramentas ao contexto jurídico e cultural do Brasil, além de treinamento para os profissionais do centro para execução de projetos-piloto.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Lívia Aragão

Coordenadora de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Centro de Inovação SESI - Prevenção da Incapacidade

Telefone: (71) 3879-5349


E-mail: laragao@fieb.org.br

 

Luciana Menezes

Coordenadora de Operação do Centro de Inovação SESI - Prevenção da Incapacidade​​​​​​​

Telefone: (71) 3879-5314


E-mail: lucianafm@fieb.org.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Desenvolvimento de software


Ferramenta do programa Gestão Sustentável para Competitividade, que realiza diagnóstico de atuação em sustentabilidade de micro e pequenas empresas, combinando crescimento econômico, desenvolvimento social e humano, além de conservação ambiental, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Adriana Sato

Diretora do Centro de Inovação SESI - Sistemas de Gestão de SST

Telefone: (67) 3384-5044

E-mail: asato@ms.sesi.org.br

Voltar para a lista de centros

Centros_Prancheta-7(80).png
SoluçõesLinha-azul3.png

Guidoo


Aplicativo para dispositivos móveis para promoção da saúde e bem­-estar com aplicação individual ou corporativa. A solução possui várias funcionalidades para engajar as pessoas, desde gincanas de desafios e acesso a profissionais de saúde, até o controle de metas e jornadas gamificadas, ou seja, baseadas em técnicas de motivação de jogos.

Por meio de atividades, desafios e informações de saúde, o Guidoo funciona como um guia pessoal na escolha do melhor caminho para alcançar o bem-estar, levando à redução do sedentarismo e de custos de empresas com saúde e segurança do trabalhor.

Seif


Plataforma de monitoramento e gestão de segurança, que permite a gestores e equipes de segurança acompanharem o status de segurança das operações em uma empresa, em tempo real, evitando acidentes, multas por inconformidade e ações trabalhistas.

O Seif conta com dispositivos de monitoramento de trabalhadores e áreas de risco, além de software e aplicativo para dispositivos móveis para verificação de conformidade, gestão de equipamentos de proteção individual (EPIs), recebimento de alertas de risco e integração e tratamento de dados.

Para promover o comportamento seguro, o serviço também prevê a instalação, nas empresas, de um totem interativo, em que os trabalhadores têm acesso a informações e minicapacitações de segurança relacionadas ao trabalho que devem executar.

Centros_Prancheta-8(80).png
Parceiros internacionaisLinha-azul3.png

Universidade Stanford - EUA


A Universidade de Stanford, por meio de um de seus principais laboratórios, denominado mediaX, apoia as atividades do Centro de Inovação - Tecnologias para Saúde, por meio de transferência de conhecimentos para o desenvolvimento de pesquisas e soluções desenvolvidas no Brasil.

O mediaX é um catalisador de ideias e parcerias, cujo principal objetivo é incentivar iniciativas de pesquisa multidisciplinar. Sua missão é fornecer novos conhecimentos sobre como a tecnologia afeta a vida das pessoas, como projetar produtos e serviços e como a relação entre pessoas e tecnologia pode ser aprimorada.

 

Centros_Prancheta-9(80).png
ContatoLinha-azul3.png

Marcelo Tournier

Diretor do Centro de Inovação SESI – Tecnologias para Saúde

Telefone: (48) 3231-4145
(48) 3332-­3442


E-mail: marcelo.tournier@sesisc.org.br
cis@sesisc.org.br

Voltar para a lista de centros

Plataforma de soluções inovadoras



Para saber mais sobre cada uma das soluções oferecidas pelos Centros de Inovação SESI, acesse a Plataforma Nacional de Serviços em SST e Promoção da Saúde SESI. Será possível conhecer sobre os objetivos, modalidade, setor de atendimento, recursos necessários e resultados esperados para cada serviço ofertado.