www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Departamento Nacional

O departamento nacional do SENAI realiza estudos e pesquisas sobre a mão de obra no país, elabora diretrizes e programas nacionais e apoia os departamentos regionais na execução de suas atividades.

Para desempenhar suas funções, o departamento nacional é organizado em duas áreas: Unidade de Educação Profissional e Tecnologia e Unidade de Inovação e Tecnologia.

Organograma

DIRETORIA-GERAL
A Diretoria-Geral do SENAI define estratégias em educação profissional e tecnológica e em serviços técnicos e tecnológicos e integra os esforços e as iniciativas das unidades organizacionais. Também define metas e objetivos estratégicos, além de avaliar e divulgar os resultados institucionais.

DIRETORIA DE OPERAÇÕES
A Diretoria de Operações é responsável por realizar a gestão técnica do departamento nacional. Articula a parte técnica dos projetos nacionais com os departamentos regionais. Também dá suporte e representa a Diretoria-Geral internamente e junto aos órgãos governamentais e de fomento, além disso, coordena a gerência-executiva de Educação Profissional e Tecnológica e a gerência executiva de Inovação e Tecnologia.

Educação Profissional e Tecnológica

 


A gerência-executiva de Educação Profissional e Tecnológica propõe políticas e estratégias para o desenvolvimento da educação profissional. Tudo isso é feito de acordo com as demandas da indústria.

A área também articula e padroniza as políticas de educação profissional com os departamentos regionais e administra programas de educação continuada e desenvolvimento para professores e gestores do setor.

Além disso, organiza a Olimpíada do Conhecimento e desenvolve outras ações de avaliação de cursos e currículos de educação profissional.

Inovação e Tecnologia

 


A gerência-executiva de Inovação e Tecnologia propõe, planeja políticas e estratégias para o desenvolvimento, uso e transferência de tecnologias e inovações para a indústria. Identifica demandas e busca o fortalecimento das empresas brasileiras por meio da inovação e da tecnologia.

É a coordenadora dos Institutos SENAI de Inovação, que fomentam a geração e difusão de inovação tecnológica. Administra os Institutos SENAI de Tecnologia, que prestam serviços técnicos à indústria.

Também atua na defesa dos interesses da indústria representando-a junto a órgãos de discussão em inovação e tecnologia, e identificando oportunidades de financiamento nessa área. Além disso, articula ações de inovação como o Edital de Inovação e apoia os departamentos regionais na padronização e gestão de processos técnicos.

Projetos Especiais

 


A gerência-executiva de Projetos Especiais propõe, planeja e executa políticas e estratégias para expansão da infraestrutura física do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.

Ela faz a gestão do contrato com o BNDES para financiamento do programa e assessora os departamentos regionais na execução e controle das obras de expansão da infraestrutura do SENAI. Para isso, ela acompanha o andamento das obras e o cumprimento dos prazos.

WorldSkills São Paulo 2015

 


A Unidade Organizadora da WorldSkills São Paulo 2105 propõe, planeja e executa políticas e estratégias para a realização da 43ª edição da competição mundial de educação profissional, em São Paulo.

Ela faz a gestão do contrato com a WorldSkills International e acompanha os contratos das empresas prestadoras de serviços técnicos. Além disso, acompanha a organização da competição e eventos especiais, o cumprimento dos prazos e a execução orçamentária.

Ainda na preparação do evento, a unidade articula parcerias com entidades nacionais e internacionais que participação do evento, como países membros, patrocinadores, autoridades governamentais e sociedade civil.

Juntos os departamentos regionais, a unidade apoia a padronização e o fortalecimento de competências para a participação em competições regionais e internacionais.



Endereço do departamento nacional do SENAI:
Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C – Ed. Roberto Simonsen. 70040-903 - Brasília – DF