Histórico

Conheça um pouco mais sobre a história do SENAI CETIQT

Em março de 1949 foi inaugurada a Escola Técnica da Indústria Química e Têxtil, com corpo docente especializado em escolas têxteis americanas e inglesas e equipamentos de última geração. Foi o começo de uma história de grandes conquistas do SENAI para a indústria têxtil.

Em pouco tempo, a ETIQT constituiu-se referência das indústrias têxteis brasileiras para a qualificação de profissionais. Dinâmica e atenta às exigências do mercado, lançou, em 1973, o Curso de Engenharia Operacional Têxtil. Na mesma década, criou cinco especializações para a formação do técnico têxtil e passou a desenvolver atividades nas áreas de assistência técnica, informação têxtil e pesquisa aplicada.

A excelência dos serviços foi rapidamente reconhecida, e em janeiro de 1980, transformou-se no CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL - CETIQT, hoje instituição de qualidade legitimada internacionalmente.

Nos anos 80, o SENAI CETIQT, em convênio com a UERJ, lançou o Curso de Engenharia Mecânica, habilitação têxtil, e o Curso de Estilismo em Confecção Industrial, este último pioneiro na formação de profissionais qualificados, uma exigência do mercado.

Em 1997 foi a primeira unidade a lançar o ensino de nível superior no Sistema Indústria com o Curso de Engenharia Industrial Têxtil, quebrando uma tradição desde 1949 de formar técnicos têxteis de 2º grau. Em 2001 foi lançado o Curso Superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria, e na sua trajetória inovadora passou a oferecer também os cursos de Bacharelado em Artes - Habilitação Figurino e Indumentária, Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário (Tecnólogo em Modelagem), Engenharia de Produção e Engenharia Química, além de cursos de pós-graduação presencial e à distância, cursos de extensão presencial e à distância, além dos cursos técnicos, qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Outras informações:
Central de Atendimento: (21) 2582-1001 - das 8h às 20h /[email protected]

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT vai capacitar profissionais em materiais de alta performance, como tecidos antichamas
SENAI CETIQT realiza 1ª Feira de Talentos em outubro, no Rio de Janeiro

Comentários