Inovação e Tecnologia
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Soluções em Meio Ambiente

O desenvolvimento sustentável e o bom relacionamento com a comunidade são grandes diferenciais competitivos para qualquer empresa. Produzir mais com menos recursos naturais, minimizando impactos no meio ambiente, significa redução do desperdício na cadeia produtiva, mais lucro para a indústria e mais qualidade de vida para a sociedade.

O SENAI oferece consultoria e tecnologia para empresas crescerem de forma eficiente e sustentável em um mundo cada vez mais competitivo. O corpo técnico do SENAI dá área de Meio Ambiente ajuda a iniciativa privada a obter licenças ambientais, certificação de padrões internacionais de qualidade e implementação de políticas de preservação ambiental com maximização dos resultados.

Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA

 
O estudo de impacto ambiental é aplicável na fase de implantação do projeto/empreendimento e contribui para identificar e entender as consequências da atividade produtiva ao meio ambiente. Os especialistas do SENAI realizam este estudo e elaboram relatório propondo medidas que minimizam impactos ambientais, com base em levantamentos de campos, coleta e análises laboratoriais, além de pesquisas de dados secundários, a partir de bibliografia especializada.

Benefícios
: o  EIA/RIMA, além de auxiliar no processo de Licenciamento Ambiental, beneficia a empresa  na identificação das vantagens e desvantagens que o empreendimento trará para os segmentos econômicos, ambientais e sociais. Dentre outros benefícios, destacam-se:
  •  Atendimento das legislações pertinentes;
  •  Prevenção dos possíveis impactos ambientais decorrentes da atividade exercida;
  •  Prevenção de punições e/ou multas por impactos no meio ambiente.

Monitoramento ambiental

 

O Monitoramento Ambiental é um instrumento de controle e avaliação dos padrões ambientais da empresa. Este serviço envolve coleta, análises de dados e estudos, assim como acompanhamentos contínuos e sistemáticos das variáveis ambientais, visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições dos recursos naturais e suas tendências ao longo do tempo.

Benefícios: O monitoramento proporciona a avaliação da qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos e terrestres, além do acompanhamento da qualidade da água, ar, solo, sedimento e efluentes industriais. Os resultados obtidos do monitoramento possibilita a comparação com as concentrações estabelecidas nos padrões legais e a proposição de medidas preventivas e corretivas.

Licenciamento Ambiental e Elaboração de Programas

 
O licenciamento é um instrumento legal aplicável às empresas que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras. Seu objetivo é adequar e regularizar os processos produtivos, minimizando possíveis impactos negativos que esses processos podem causar ao meio ambiente.

Dentro desta linha de trabalho, são realizados os seguintes serviços: preenchimento dos documentos necessários para solicitação da Licença Ambiental; Relatório de Avaliação de Condicionantes Ambientais; Consultoria e elaboração de Relatório Técnico de Garantia Ambiental – RTGA; Elaboração de Roteiro de Caracterização do Empreendimento (RCE); Solicitação e acompanhamento de outorga para uso da água superficial ou subterrânea; Solicitação e acompanhamento de Supressão de Vegetação; Planejamento e elaboração de Auto-avaliação para Licenciamento Ambiental (ALA); Estudos ambientais (EIA/RIMA); Renovação do Licenciamento Ambiental; Relatório Ambiental Simplificado (RAS); Elaboração de Programas Básicos Ambientais.

Benefícios: O Produto proporciona a empresa um contexto de decisão mais amplo e integrado com a proteção ambiental e uma melhor capacidade de avaliação de impactos cumulativos de diferentes projetos. Além disso, o licenciamento traz o benefício de fortalecer e facilitar a avaliação de impacto ambiental (AIA), por meio da antecipação da identificação dos impactos potenciais das políticas, planos e programas de governo, permitindo reduzir o tempo e os recursos para avaliação ambiental de projetos individuais.

O não cumprimento do processo de licenciamento acarreta na:
  • Aplicação de multas;
  • Perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais;
  • Perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito;  - Suspensão temporária ou definitiva das atividades.

Avaliação do Ciclo de Vida – ACV

 
A Avaliação do Ciclo de Vida é uma metodologia usada para avaliar o potencial impacto de um produto levando em consideração toda a cadeia de produção que está relacionada a ele e contribui significativamente em algum dos seus impactos.

Benefícios:  
  • Marketing ambiental;
  • Desenvolvimento de produtos mais ecológicos;
  • Rotulagem ambiental de produtos;
  • Vantagens na Logística Reversa.

Inventário de Gases de Efeito Estufa

 

O inventário de gases de Efeito Estufa (GEE) é uma "foto" do impacto climático de uma organização em um dado período de tempo. Deve reportar a emissão dos sete principais GEEs, que são: CO2; CH4; N2O; SF6; HFCs; PFCs e NF3 , caso sejam emitidos pela empresa. Este é o primeiro passo da empresa rumo à economia de baixo carbono. Os passos seguintes incluem a mensuração das emissões destes gases e depois sua redução.

Benefícios: O inventário de gases de Efeito Estufa (GEE) propicia: Transparência e reconhecimento dos Stakeholders ou Partes Interessadas na empresa; Redução de custos através da gestão interna porque identifica pontos de desperdício; Aumenta a competitividade internacional e abertura de novos mercados, que exigem produtos com baixa pegada ecológica.

DfE - Design for Environment

 
O Projeto para o Meio Ambiente (PMA) ou simplesmente DfE , é uma metodologia usada para projetar produtos mais amigáveis ao meio ambiente. Ela usa como base o pensamento de ciclo de vida associado a engenharia de produto para verificar os materiais e as etapas do ciclo de vida mais impactantes do produto a fim de reduzir ou substituir seus materiais, melhorar a sua forma e facilitar a gestão dos seus resíduos.

Benefícios:  
  • Vantagens na Logística Reversa
  • Marketing ambiental
  • Desenvolvimento de produtos mais ecológicos
  • Rotulagem ambiental de produtos
  • Vantagens competitivas

Implantação de Programas de Produção mais Limpa - P+L

 
A Produção ais Limpa é a aplicação de estratégia de prevenção da poluição na Empresa, focada nos processos e produtos, visando a otimização do emprego de matérias-primas e insumos, de modo a minimizar a geração de resíduos e o consumo de energia proporcionando benefícios econômicos e ambientais.

Benefícios:
  • Redução dos custos de produção;
  • Aumento da eficiência e competitividade;
  • Redução das infrações por descumprimento de padrões ambientais legais;
  • Minimização dos índices de acidentes ambientais;
  • Melhoria da imagem e relacionamento da empresa junto aos consumidores, stakeholders, fornecedores, poder público;     
  • Ganho de mercado interno e externo;
  • Acesso facilitado às linhas de financiamento.

Programa de Educação Ambiental

 

Programa é um conjunto de projetos que persegue objetivos ambientais para um processo crescente de corresponsabilidade e compreensão crítica da realidade dos problemas socioambientais. O objetivo é disseminar conceitos e demonstrar a influência de cada pessoa para a qualidade ambiental do meio em que vive.

Benefícios: O Programa de Educação Ambiental beneficia o empreendedor com a criação de um canal de comunicação contínuo com a sociedade situada no entorno do empreendimento, desenvolvendo ações de integração da comunidade com as atividades desenvolvidas pela empresa. Além disso, o produto é executado em atendimento as legislações ambientais e condicionantes de licença.  

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Efluentes Líquidos e Emissões Atmosféricas

 
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos faz parte da lista de condicionantes de licença de qualquer tipo de empreendimento.Numa perspectiva mais ampla, pode contribuir, a médio e longo prazo, para a prevenção da geração de resíduos no processo produtivo, priorizando práticas de Produção Mais Limpa, pois gera indicadores de controle.

O Plano de Gerenciamento de Efluente tem como objetivo analisar as causas e fontes de geração, caracterizar efluentes, adequação do tratamento de maneira a atender aos requisitos legais e verificar alternativas para a minimização e reuso dos efluentes no próprio processo.

O Plano de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas atua nos aspectos associados ao monitoramento das emissões atmosféricas, com objetivos de verificar o desempenho dos sistemas de controle de emissões adotados, bem como verificar se a fonte de emissão está de acordo com os padrões legais estabelecidos, como subsídio para estabelecer estratégias de controle para assegurar o atendimento aos Padrões de Qualidade de Ar.

Benefícios:
  • Menor geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas;
  • Redução de gastos com o transporte e disposição de resíduos e efluentes devido à redução de volume;
  • Melhor eficiência na utilização de matéria-prima e insumos nos processos de fabricação, influenciado na economia na compra de material;
  • Ganhos econômicos com a venda de materiais recicláveis;
  • Proposições de alternativas viáveis que foquem na redução de resíduos, efluentes e emissões;
  • Contribuição para a melhoria da imagem da empresa;
  • Conformidade com as legislações ambientais;
  • Evita penalidades pela disposição inadequada.

Diagnóstico Ambiental

 

Diagnósticos e Prognósticos, através de inventários, avaliações e censos da fauna, flora e matrizes ambientais, visando à avaliação quali-quantitativo em âmbito de condicionantes de licenciamento, certificação florestal e explorações sustentáveis. O produto de diagnóstico ambiental baseia-se pela caracterização da qualidade ambiental atual da área de abrangência do estudo, de modo a fornecer conhecimento suficiente para embasar a identificação e a avaliação dos impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico.

Benefícios: Através do diagnóstico ambiental é possível considerar todos os efeitos positivos e negativos associados ao projeto, normalmente não computados nos seus custos econômicos. Os benefícios ambientais somam-se aos econômicos, sobretudo, pela proposição de medidas corretivas e preventivas após a realização do produto.

Projeto de Tratamento de Efluentes e Plano para Reuso de Efluentes

 
O projeto de Tratamento de Efluentes e Plano para Reuso de Efluentes pode ser implantado durante a instalação ou operação do empreendimento através da construção de uma unidade de tratamento de efluentes (ETE), que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, deixando-os em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Benefícios:  
  • Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
  • Economia de tempo e custos;
  • Transparência dos processos internos;
  • Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
  • Maior controle dos riscos com acidentes ambientais;
  • Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
  • Aumento da competitividade;
  • Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável;
  • Redução e controle de custos ambientais;
  • Oportunidades para conservação de água;
  • Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONGs, fornecedores, governo e funcionários);
  • Prevenção de falhas ao invés de suas correções.

Monitoramento de bacias hidrográficas e Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos

 

O Planejamento de Recursos Hídricos, tem por finalidade determinar os usos múltiplos da água, com a definição das prioridades, ações, programas e projetos, visando compatibilizar os usos com a conservação. O Programa de Monitoramento de Bacias Hidrográficas tem como objetivo o levantamento de nascentes, classificação de mananciais, identificação de fontes poluidoras, levantamento de dados climatológicos, reconhecimento e demarcação de desmatamento, minimização da degradação de nascente, recuperação de nascente, reconhecimento e demarcação de desmatamentos e enquadramento de bacias. O programa inclui análises químicas, microbiológicas, biológicas e toxicológicas, incluindo coleta de amostras em campo nas diversas matrizes (água, sedimento, biota marinha, solo, resíduos sólidos e efluentes).

Benefícios: O produto proporciona ao poder público um diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos e a determinação do balanço entre disponibilidades e demandas futuras dos recursos hídricos, em quantidade e qualidade, com identificação de conflitos potenciais; dentre outros benefícios. Para as empresas privadas, a execução do produto dará subsídios à criação de metas de racionalização de uso e melhoria da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da preposição de medidas a serem tomadas para o atendimento das legislações pertinente a qualidade e uso dos recursos hídricos.

Caracterização e Valoração de Resíduos Sólidos

 
A caracterização e valoração dos resíduos consistem na determinação dos aspectos físico-químicas, biológicas, qualitativas e/ou quantitativas da amostra analisada e na transformação dos resíduos em valores monetários a partir de métodos e fórmulas matemáticas específicas. Após a caracterização dos resíduos, os mesmos serão classificados como perigosos e não perigosos pela listagem estabelecida na NBR 10004:2004 e quando necessário, são realizadas análises laboratoriais.

Benefícios: O produto proporciona alternativas para melhor destinação, disposição e, ou venda dos resíduos, evitando penalidades pelo descumprimento das legislações ambientais e redução de gastos com a remediação das áreas contaminadas. Outros benefícios são identificados pela aquisição dos produtos, como:
  • Melhor eficiência na utilização de matéria-prima e insumos nos processos de fabricação, influenciado na economia na compra de material;
  • Ganhos econômicos com a venda de resíduos não perigosos e pelo aproveitamento energético;
  • Proposições de alternativas viáveis que foquem na redução de resíduos.

Implantação de Sistema de Gestão Ambiental Integrado

 
Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e de Gestão Integrada (SGI), estes produtos beneficiam a empresa, com: redução dos custos associados à questão ambiental, de qualidade, saúde e segurança, melhor relacionamento com os órgãos fiscalizadores, redução dos riscos de infrações e multas e aumento de produtividade.

O Sistema de Gestão pode ser implantado durante a instalação (Gestão Ambiental ou Integrada) ou operação do empreendimento, fomentando à empresa o desenvolvimento de uma visão integrada, reconhecendo novas oportunidades de melhoria dos seus processos.

Benefícios:  
  • Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
  • Economia de tempo e custos;
  • Transparência dos processos internos;
  • Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
  • Maior controle dos riscos com acidentes ambientais;
  • Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
  • Aumento da competitividade;
  • Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável;
  • Redução e controle de custos ambientais;
  • Oportunidades para conservação de recursos e energia;
  • Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo e funcionários);
  • Prevenção de falhas ao invés de suas correções.

Auditoria e Diagnóstico Ambiental

 
Serviços de consultoria para o gerenciamento de aspectos e impactos ambientais das atividades, produtos e serviços das organizações por meio da avaliação de desempenho ambiental, da conformidade legal e normativa e do planejamento e sistematização da gestão ambiental. Também pode ser aplicada no caso de incorporações e Due Diligence.

Benefícios:  
  • Identificação e registro das práticas que estão conformes e não conformes com a legislação vigente e política ambiental da empresa;
  • Conscientização da alta direção sobre as práticas não conformes;
  • Assessoria na implementação e melhoria da qualidade ambiental;
  • Assessoramento na alocação eficiente de recursos para a melhoria ambiental;
  • Avaliação, controle e redução do impacto ambiental gerado pela atividade;
  • Identificação de passivos ambientais, existentes ou potenciais;
  • Produção de informações sobre o desempenho ambiental;
  • Prevenção de acidentes ambientais e multas.


Para contratar o SENAI, clique aqui e envie um email.


@cni_br