Inovação e Tecnologia
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Soluções em Alimentos e Bebidas

O SENAI realiza atendimento em âmbito nacional para o setor alimentício com qualidade e agilidade no atendimento, por meio de uma equipe técnica especializada, oferece às indústrias alimentícias soluções customizadas em: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; consultoria em projetos; otimização de processos e produtos e oferece também às empresas suporte técnico para cumprir os requisitos legais para alimentos e bebidas. Esses controles contribuem para melhorar a qualidade dos produtos, reduzir as perdas no processo e aumentar a competitividade da indústria.

Como diferencial para a empresa o SENAI possui parcerias com instituições nacionais e internacionais e oferece, por meio dos Institutos SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas e unidades operacionais, uma grande infraestrutura tecnológica atualizada de plantas pilotos e serviços laboratoriais realizados por laboratórios acreditados no INMETRO e credenciados no MAPA.

Análises de Àguas, Alimentos e Bebidas

 

Descrição: Determina uma ou mais características, de um equipamento ou material, de acordo com um procedimento. Tendo destaque para determinação de: parâmetros microbiológicos, reológicos, físicos, químicos, físico-químicos, microscópicos, moleculares e toxicológicos em matérias-primas, insumos, embalagens e produtos em elaboração e finais, com a disponibilização de relatórios e laudos técnicos, por meio de ensaios analíticos quantitativos e qualitativos. Fornece subsídios para o desenvolvimento, melhoria e controle da qualidade de produtos, bem como para fins de registro e certificação de produtos e atendimento às legislações específicas.

Benefícios: o Sistema Indústria, através da Rede SENAI de Metrologia, possui a maior rede de atendimento de serviços metrológicos do Brasil, esse serviço visa o atendimento à normas e regulamentações nacionais e internacionais, importante para transpor barreiras técnicas e expandir o mercado; suporte à pesquisa e desenvolvimento através da caracterização de processos e produtos; avaliação da conformidade (compulsória ou voluntária) de produtos e processos. Além do atendimento às normas de padrão de identidade e qualidade de águas, alimentos e bebidas de agências nacionais, a empresa que visa a exportação tem condições de se adequar às normas internacionais dos países importadores de seus produtos. Recebe ainda informações valiosas para subsidiar a melhoria e o desenvolvimento de novos produtos, bem como a melhoria de seus processos produtivos.

O atendimento pelas unidades SENAI que integram a Rede SENAI de Alimentos e Bebidas tem a vantagem de oferecer à indústria uma extensa gama de análises laboratoriais com metodologias avançadas, realizadas em laboratórios com alta qualidade e por equipes altamente capacitadas, que não se limitam a apresentar os resultados dos ensaios requeridos, podendo dar suporte adicional em soluções tecnológicas integradas que contemplam todas as etapas do processo produtivo.

Análises Sensoriais

 

Descrição: Determina os atributos sensoriais de um produto, avaliando-os por meio de metodologias específicas e tratamento estatístico de dados, com a disponibilização de relatórios e laudos técnicos. Fornece subsídios para o desenvolvimento, melhoria e controle da qualidade de produtos, bem como para pesquisas de mercado junto a consumidores reais e potenciais.

Benefícios: Fornece subsídios para o desenvolvimento, melhoria e controle da qualidade de produtos, bem como para pesquisas de mercado junto a consumidores reais e potenciais. Pode auxiliar na redução de custos de insumos e processos, bem como na determinação da vida de prateleira de alimentos e/ou ou bebidas.

Auditorias

 

Descrição: Realiza auditoria de sistemas de gestão, verificando suas conformidades com as normas e legislações vigentes, e de programas de qualidade assegurada, avaliando os requisitos da qualidade e segurança dos alimentos estabelecidos pelo cliente, para seleção e qualificação de fornecedores/distribuidores ou para acompanhamento de desempenho.

Benefícios: Demonstrar a confiabilidade dos processos; proporcionar confiança aos clientes; detectar e observar problemas ocasionais e se necessário elaboração em conjunto de um plano de ação.

Consultoria em Processo Produtivo

 

Descrição: Promove soluções tecnológicas para aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos processos produtivos.

Benefícios: Agregar valor e conhecimento; Redução dos desperdícios, Aumento dos índices de produtividade; qualidade e satisfação dos colaboradores; identificação de gargalos; padronização e otimização do processo produtivo; aumento da eficiência do processo produtivo; melhoria do planejamento e controle da produção; atendimento à legislação vigente e/ou às normas regulamentadoras (MAPA, ANVISA e INMETRO).

Consultoria em Segurança dos Alimentos

 

Descrição: Implementa os requisitos das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em estabelecimentos que produzem, manipulam, transportam ou comercializam alimentos e embalagens, por meio da metodologia do Programa Alimentos Seguros (PAS).

Benefícios: A empresa que realizar a implantação destes programas estará atendendo não apenas aos requisitos da legislação, mas também aos requisitos dos clientes e atribuindo maior segurança ao seu produto, trabalhando de forma preventiva com o gerenciamento do processo de segurança dos alimentos.

Determinação da Vida Útil do Produto

 

Descrição: Estima o período em que o alimento se mantém adequado para o consumo, em condições ambientais pré-definidas, por meio de análises microbiológicas, sensoriais e físico-químicas.

Benefícios: Fornece subsídios para definição da validade do produto com base em ensaios técnicos. Os laudos das análises dão respaldo técnico perante órgãos fiscalizadores e segurança na informação de rotulagem. Além dos ensaios microbiológicos e físico-químicos o SENAI pode validar os resultados com análises sensoriais.

Elaboração de Projetos para Produção de Alimentos e Bebidas

 

Descrição: Planeja e desenvolve projetos em instalações para empresas de alimentos e bebidas, orientando nos estudos de viabilidade técnica e econômica; avaliação da área física; dados do processo produtivo; elaboração, melhoria e adequação de layout; especificação técnica de equipamentos e registro de estabelecimentos.

Benefícios: Orientação ao cliente quanto as suas aquisições de recursos físicos de acordo com as especificações do projeto Inicial, desde equipamentos da linha de processamento até materiais necessários para construção das instalações. Acompanhamento e ajuste das linhas de produção. Esse tipo de serviço é prestado tanto para uma nova indústria ou para uma nova linha apenas. Acompanhamento periódico e fixação de todas variáveis de processo onde todos os dados são repassados na forma de treinamento para os colaboradores responsáveis de cada etapa do processamento; registro de estabelecimentos e especificação de equipamentos.

Ensaios de Proficiência

 

Descrição: Os laboratórios interessados em participar do programa recebem amostras enviadas pelo provedor do ensaio de proficiência e enviam os resultados que obtiveram em seus respectivos laboratórios. Com estes dados uma intercomparação laboratorial é realizada permitindo que cada laboratório compare seu desempenho com os outros laboratórios. A identidade de cada laboratório é mantida em sigilo. Avalia o desempenho dos laboratórios de ensaios por meio de estudos interlaboratoriais. Proporciona a identificação de problemas relacionados à sistemática de ensaios, evidenciando a confiabilidade de resultados, e validação de métodos e metodologias.

Benefícios: O serviço visa: determinar o desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos; monitorar continuamente o desempenho dos laboratórios; propiciar subsídios aos laboratórios para a identificação e solução de problemas analíticos; agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios; identificar diferenças interlaboratoriais; fornecer confiança adicional aos clientes dos laboratórios.

Implantação das Normas Nacionais e Internacionais para Alimentos

 

Descrição: Orienta e implanta os requisitos específicos exigidos nas normas de gestão da qualidade e segurança de alimentos, integrando outros sistemas existentes (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança).

Benefícios: A empresa que realizar a implantação destas normas estará atendendo aos requisitos internacionais de comércio e segurança de alimentos como também  aos requisitos da legislação e ou de clientes, atribuindo maior segurança ao seu produto, gerenciamento de seus procedimentos operacionais, ambientais e de segurança do operador, trabalhando de forma preventiva com o gerenciamento de todo o seu processo.

Materiais de Referência Certificados

 

Descrição: Material de Referência é um material, suficientemente homogêneo e estável com respeito a uma ou mais propriedades especificadas, que foi estabelecido como sendo adequado para o seu uso pretendido em um processo de medição. Disponibiliza materiais de referência certificados, comumente denominados “padrões”, que são utilizados nos laboratórios para o controle de análises químicas, físico-químicas e microbiológicas, na calibração de equipamentos, no acompanhamento e na avaliação de analistas, no controle e atribuição de valores materiais, no desenvolvimento de metodologias, permitindo rastreabilidade e confiabilidade das medições.

Benefícios: Os Materiais de Referência Certificados (MRC) são materiais específicos produzidos em uma certa quantidade e depois certificados. Possuem as mais altas qualidades metrológicas e são preparados e utilizados visando  três funções principais: ajudar no desenvolvimento de métodos de análise mais exatos (métodos de referência); calibrar sistemas de medições usados para a melhoria nas trocas de bens, estabelecimento de controle da qualidade, determinação das características de desempenho ou medição de propriedades do estado-da-arte ou de excelência; assegurar a adequação e integridade dos programas de controle da qualidade em medições de longo prazo.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos

 

Descrição: Desenvolve pesquisa e soluções em desenvolvimento e inovação de produtos e/ou processos de acordo com a necessidade do cliente e as tendências de mercado. Promove a aplicação de novas tecnologias, o aumento de vida útil do produto e o design de embalagens, buscando a consolidação de novos produtos no mercado. Orienta ou elabora documentação para a obtenção ou dispensa de registro de produtos requerida pelos órgãos regulamentadores.

Benefícios: Os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação requer profissionais altamente capacitados e em consonância com as tendências e tecnologias disponíveis no mercado, requer estrutura de equipamentos de processo e de análises laboratoriais que dêem subsídios aos projetos. Ao desenvolver o projeto o profissional deve considerar custo, qualidade, segurança, viabilidade de processo, aplicação de tecnologias e ingredientes inovadores e de embalagens adequadas. Requer identificar e propor um diferencial para o produto ou processo perante o concorrente. O SENAI oferece todas as condições citadas e desta forma é o melhor parceiro de sua empresa para Inovação de Produtos e Processos.

Rotulagem de Alimentos e Bebidas

 

Descrição: Planeja, elabora e adequa rótulos dos produtos à legislação vigente e/ou normas regulamentadoras (MAPA, ANVISA e INMETRO) e aos requisitos mercadológicos.

Benefícios: Atender as normas de padrão de identidade e qualidade de alimentos e bebidas e atendimento às legislações vigentes e/ou às normas regulamentadoras (MAPA, ANVISA e INMETRO).



Para contratar o SENAI,
clique aqui e envie um email.


@cni_br