Universidade Corporativa

Documentos

A- A A+
Visualizando 8 itens de 22
Seminário Gás Natural: Desafios e Oportunidades para o Brasil

Seminário vai analisar as recentes alterações no cenário nacional e internacional do gás natural e discutir as mudanças necessárias para a criação de um ambiente de confiança.

BNDES – Exim

Os financiamentos na exportação têm por objetivo oferecer ao exportador apoio financeiro para atender às várias fases de produção e comercialização externa de bens e serviços. Existem linhas de crédito para exportação que envolvem a rede bancária pública e privada. Esta cartilha faz parte de uma série para desmitificar o acesso ao crédito, trazendo informações básicas e linguagem simplificada para as empresas. Esta edição explicará o financiamento BNDES EXIM, nas linhas Pré-Embarque e Pós-Embarque destinadas à exportação, por meio dos bancos credenciados no BNDES.

Fato Econômico 3 - O que muda com a substituição da TJLP pela TLP

Novas regras impactarão o financiamento e o investimento no Brasil

Estudos Tributários do II Seminário CARF

A obra reúne trabalhos de diversos especialistas em Direito Tributário e Aduaneiro, do meio acadêmico, do Poder Judiciário, da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que participaram do debate ocorrido em agosto de 2016 no II Seminário CARF de Direito Tributário, no qual foram tratadas questões atuais e relevantes relacionadas ao contencioso administrativo tributário federal e ao processo fiscal.

Relatório Anual 2016 SESI, SENAI, IEL

O Relatório Anual 2016 SESI, SENAI, IEL destaca as ações realizadas por estas instituições para a promoção da inovação tecnológica nas empresas, do aprimoramento da sua gestão empresarial, a melhoria da educação básica e profissional e ampliação do bem estar social dos trabalhadores da indústria e seus familiares.

International Agenda of Industry 2017

The Agenda presents the work of the Brazilian National Confederation of Industry (CNI) in promoting the international insertion of Brazilian companies.

Negociações Comerciais com o Japão: Interesses Ofensivos do Brasil

O estudo apresenta uma relação de produtos que devem ser prioridade dos negociadores do Brasil nas negociações preferenciais com o Japão. Em 41% deles, o Japão aplica algum tipo de tarifa. Entre os produtos estão: produtos agropecuários e alimentícios, têxteis e couros, metalurgia, químicos e máquinas e equipamentos.

Caderno Situação da Economia e Perspectivas nov/17

O Caderno Situação da Economia e Perspectivas é uma atualização mensal do Informe Conjuntural, boletim trimestral elaborado pela CNI para o acompanhamento do cenário econômico brasileiro. A publicação apresenta, de forma sucinta, um conjunto de indicadores econômicos e as projeções da CNI para o ano corrente.

Cartão BNDES

O financiamento de longo prazo no Brasil é de difícil acesso, principalmente para as micro, pequenas e médias empresas. O processo é burocrático e tem poucas opções no mercado bancário, sendo o BNDES a principal alternativa. As micro, pequenas e médias empresas necessitam de apoio para o investimento e ampliação de sua capacidade, assim como as grandes. Pensando nessas empresas, o BNDES criou o Cartão BNDES, que é uma alternativa ágil, fácil e de baixo custo para a compra de máquinas, equipamentos e contratação de serviços especializados. Esta cartilha faz parte de uma série para desmitificar o acesso ao crédito, trazendo informações básicas e linguagem simplificada para as empresas. Esta edição apresenta de forma clara os benefícios do Cartão BNDES, como contratá-lo e como ser um fornecedor de produtos para o Cartão.

Nota Técnica: Etapa I do Projeto Indústria 2027 - Mapa de Clusters Tecnológicos e Tecnologias Relevantes para Competitividade de Sistemas Produtivos

A Nota Técnica da Etapa I do Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil Diante de Inovações Disruptivas cumpre a primeira parte do Projeto. O documento traz as tecnologias consideradas relevantes para o cenário de inovação, estratégias empresariais e de competitividade na indústria brasileira. Além disso, esta Nota Técnica apresenta os objetos de análise do Projeto e o referencial analítico com categorias relacionadas ao processo de inovação. O documento também contém o Mapa de Clusters Tecnológicos e a Síntese dos Impactos Esperados dos Clusters sobre os Sistemas Produtivos, com o detalhamento e cada tecnologia. Por fim, são apresentadas as desafios à difusão das inovações, bem como implicações para a implementação de políticas públicas.

Propostas para a Legislação Brasileira de Preços de Transferência

A publicação reúne pleitos das empresas do Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras (FET), da CNI, para melhorias na legislação brasileira de Preços de Transferência.

Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2016

Em 2016, o EEBA será realizado de 16 a 18 de outubro, na cidade de Weimar, Thuringia. A programação contempla painéis e fóruns sobre temas como: políticas econômicas e comerciais e oportunidades de negócios; compras governamentais; saúde; política industrial; estratégias para engenharia mecânica

Guia Prático para Cálculo de Linha de Vida e Restrição para Indústria da Construção

Este Guia Prático para Cálculo de Linha de Vida e Restrição para a Indústria da Construção foi desenvolvido para auxiliar no dimensionamento de equipamentos de proteção coletiva (EPC) contra queda e sistemas de restrição de movimentação, destinados a eliminar o risco de queda ou minimizar suas consequências.

V Briefing Diplomático

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza, em 14 de junho, o V Briefing Diplomático. O evento reúne representantes de diversos países na sede da CNI, em Brasília, para debater temas de interesse da indústria e da comunidade diplomática. Em sua quinta edição, o encontro discute o tema Agenda para o Brasil sair da Crise: 2016-2018- Panorama da Economia e Reforma da Previdência e Agenda Internacional da Indústria.

Reúso de Efluentes: Metodologia para análise do potencial do uso de efluentes tratados para abastecimento industrial.

Um dos principais desafios no campo de estudo da viabilidade de utilização de água de reúso para o setor industrial é a identificação das demandas. Conhecer a distribuição e a intensidade dos consumos é etapa essencial para a elaboração de estudos estratégicos e posterior implantação de sistemas. Neste estudo cuja região em foco é o Estado de São Paulo, optou-se por realizar a estimativa de distribuição e intensidade das demandas industriais a partir de dados de outorgas de captação disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) – para corpos d’água de domínio da União – e de órgãos estaduais – para rios estaduais e águas subterrâneas. Essa é uma metodologia mas estão sendo feitos estudos de aplicação nos Estados do CE, RN, PB, PE, ES e RJ. O objetivo é fomentar a prática do aproveitamento de água de reuso de efluentes tratados com fonte alternativa para o setor industrial.

Relatório Síntese da Pesquisa de Campo: Análise agregada dos resultados

Este é o primeiro relatório síntese da pesquisa de campo do Projeto Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil Diante de Inovações Disruptivas, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com a execução técnica dos Institutos de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Projeto Indústria 2027 tem como objetivo estabelecer a visão prospectiva da evolução dos clusters tecnológicos selecionados para o estudo no período de cinco a dez anos. Além disso, pretende fornecer subsídios para o planejamento corporativo de empresas e para a formulação de políticas públicas, visando às estratégias de adaptação da indústria às melhores práticas competitivas internacionais.

Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras

O Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras visa esclarecer e orientar sobre as principais temáticas e suas regulações relativas a segurança e saúde no trabalho que devem ser observadas no dia a dia dos canteiros de obras, a fim de contribuir para a melhoria do trabalho dos profissionais e colaboradores envolvidos, pois, independentemente do porte da obra e do número de trabalhadores, é fundamental a organização e gestão no canteiro, de modo a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de manter de forma adequada o meio ambiente de trabalho.

3º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro

Em 28 de setembro, a Confederação Nacional da Indústria realiza o seminário 3º Pense nas Pequenas Primeiros. Com o tema "Como as MPEs podem ajudar o Brasil a sair da crise", o evento reunirá especialistas para debater sobre políticas de fomento às micro e pequenas empresas.

CNI Sustentabilidade 2016

A edição de 2016 do CNI Sustentabilidade será realizada em 22 de setembro no Rio de Janeiro. O evento abordará o tema "Biodiversidade e Florestas: novos modelos de negócios para a indústria do amanhã" e reunirá empresários, especialistas, acadêmicos, industriais e autoridades.

Guia Contrate Certo: Guia para a contratação de Empreiteiros e Subempreiteiros na Construção Civil

O GUIA CONTRATE CERTO da CBIC visa orientar as empresas do segmento da construção sobre a contratação de serviços na modalidade de empreitada e subempreitada. Com base em textos técnicos, sugestões de procedimentos e arquivos modelos contidos neste Guia, as empresas disporão de ferramentas importantes para otimizar todo o processo de contratação: do planejamento e seleção do empreiteiro à análise e contratação do prestador de serviços. Tão importante quanto os aspectos operacionais de uma obra são os procedimentos legais e as questões administrativas e financeiras contempladas neste trabalho que devem ser seguidas. O objetivo é garantir ao empresário da construção a segurança necessária para gerir bem o seu negócio.

Propriedade Intelectual para Micro e Pequenas Empresas

Esta cartilha leva aos empresários informações sobre os principais aspectos da propriedade intelectual e tem por objetivo informar e difundir o tema como uma ferramenta estratégica para a proteção de ativos intangíveis. Na era do conhecimento, a proteção das inovações é essencial para o desenvolvimento do país e aumento da competitividade industrial. É mais uma publicação do programa Propriedade Intelectual para desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria que consiste no maior empreendimento de disseminação e capacitação para o uso estratégico da propriedade intelectual na América Latina. Nesta edição não trataremos de proteção sui generis que abarca topografia de circuito integrado, cultivares e conhecimento tradicional.

Capital Empreendedor - Como as micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar

A captação de recursos no Brasil de fontes de capital de risco ou capital empreendedor tornou-se uma opção real para empreendedores que querem transformar boas ideias em negócios. A pouca informação dos empresários sobre como funciona e como acessar esses recursos dificulta a procura por esse tipo de investimento. Esta cartilha faz parte de uma série para desmitificar o acesso ao crédito apresentando informações básicas e linguagem simplificada para as empresas. Esta edição traz informações sobre fontes de capital empreendedor e etapas necessárias para a captação de recursos.

Sem nada para carregar