Universidade Corporativa

Documentos

A- A A+
Visualizando 8 itens de 18
Seminário Gás Natural: Desafios e Oportunidades para o Brasil

Seminário vai analisar as recentes alterações no cenário nacional e internacional do gás natural e discutir as mudanças necessárias para a criação de um ambiente de confiança.

Nota Técnica: Etapa I do Projeto Indústria 2027 - Mapa de Clusters Tecnológicos e Tecnologias Relevantes para Competitividade de Sistemas Produtivos

A Nota Técnica da Etapa I do Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil Diante de Inovações Disruptivas cumpre a primeira parte do Projeto. O documento traz as tecnologias consideradas relevantes para o cenário de inovação, estratégias empresariais e de competitividade na indústria brasileira. Além disso, esta Nota Técnica apresenta os objetos de análise do Projeto e o referencial analítico com categorias relacionadas ao processo de inovação. O documento também contém o Mapa de Clusters Tecnológicos e a Síntese dos Impactos Esperados dos Clusters sobre os Sistemas Produtivos, com o detalhamento e cada tecnologia. Por fim, são apresentadas as desafios à difusão das inovações, bem como implicações para a implementação de políticas públicas.

Estudos Tributários do II Seminário CARF

A obra reúne trabalhos de diversos especialistas em Direito Tributário e Aduaneiro, do meio acadêmico, do Poder Judiciário, da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que participaram do debate ocorrido em agosto de 2016 no II Seminário CARF de Direito Tributário, no qual foram tratadas questões atuais e relevantes relacionadas ao contencioso administrativo tributário federal e ao processo fiscal.

Relatório Anual 2016 SESI, SENAI, IEL

O Relatório Anual 2016 SESI, SENAI, IEL destaca as ações realizadas por estas instituições para a promoção da inovação tecnológica nas empresas, do aprimoramento da sua gestão empresarial, a melhoria da educação básica e profissional e ampliação do bem estar social dos trabalhadores da indústria e seus familiares.

International Agenda of Industry 2017

The Agenda presents the work of the Brazilian National Confederation of Industry (CNI) in promoting the international insertion of Brazilian companies.

BNDES – Exim

Os financiamentos na exportação têm por objetivo oferecer ao exportador apoio financeiro para atender às várias fases de produção e comercialização externa de bens e serviços. Existem linhas de crédito para exportação que envolvem a rede bancária pública e privada. Esta cartilha faz parte de uma série para desmitificar o acesso ao crédito, trazendo informações básicas e linguagem simplificada para as empresas. Esta edição explicará o financiamento BNDES EXIM, nas linhas Pré-Embarque e Pós-Embarque destinadas à exportação, por meio dos bancos credenciados no BNDES.

Negociações Comerciais com o Japão: Interesses Ofensivos do Brasil

O estudo apresenta uma relação de produtos que devem ser prioridade dos negociadores do Brasil nas negociações preferenciais com o Japão. Em 41% deles, o Japão aplica algum tipo de tarifa. Entre os produtos estão: produtos agropecuários e alimentícios, têxteis e couros, metalurgia, químicos e máquinas e equipamentos.

Caderno Situação da Economia e Perspectivas nov/17

O Caderno Situação da Economia e Perspectivas é uma atualização mensal do Informe Conjuntural, boletim trimestral elaborado pela CNI para o acompanhamento do cenário econômico brasileiro. A publicação apresenta, de forma sucinta, um conjunto de indicadores econômicos e as projeções da CNI para o ano corrente.

Cartão BNDES

O financiamento de longo prazo no Brasil é de difícil acesso, principalmente para as micro, pequenas e médias empresas. O processo é burocrático e tem poucas opções no mercado bancário, sendo o BNDES a principal alternativa. As micro, pequenas e médias empresas necessitam de apoio para o investimento e ampliação de sua capacidade, assim como as grandes. Pensando nessas empresas, o BNDES criou o Cartão BNDES, que é uma alternativa ágil, fácil e de baixo custo para a compra de máquinas, equipamentos e contratação de serviços especializados. Esta cartilha faz parte de uma série para desmitificar o acesso ao crédito, trazendo informações básicas e linguagem simplificada para as empresas. Esta edição apresenta de forma clara os benefícios do Cartão BNDES, como contratá-lo e como ser um fornecedor de produtos para o Cartão.

Propostas para a Legislação Brasileira de Preços de Transferência

A publicação reúne pleitos das empresas do Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras (FET), da CNI, para melhorias na legislação brasileira de Preços de Transferência.

Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2016

Em 2016, o EEBA será realizado de 16 a 18 de outubro, na cidade de Weimar, Thuringia. A programação contempla painéis e fóruns sobre temas como: políticas econômicas e comerciais e oportunidades de negócios; compras governamentais; saúde; política industrial; estratégias para engenharia mecânica

V Briefing Diplomático

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza, em 14 de junho, o V Briefing Diplomático. O evento reúne representantes de diversos países na sede da CNI, em Brasília, para debater temas de interesse da indústria e da comunidade diplomática. Em sua quinta edição, o encontro discute o tema Agenda para o Brasil sair da Crise: 2016-2018- Panorama da Economia e Reforma da Previdência e Agenda Internacional da Indústria.

Reúso de Efluentes: Metodologia para análise do potencial do uso de efluentes tratados para abastecimento industrial.

Um dos principais desafios no campo de estudo da viabilidade de utilização de água de reúso para o setor industrial é a identificação das demandas. Conhecer a distribuição e a intensidade dos consumos é etapa essencial para a elaboração de estudos estratégicos e posterior implantação de sistemas. Neste estudo cuja região em foco é o Estado de São Paulo, optou-se por realizar a estimativa de distribuição e intensidade das demandas industriais a partir de dados de outorgas de captação disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) – para corpos d’água de domínio da União – e de órgãos estaduais – para rios estaduais e águas subterrâneas. Essa é uma metodologia mas estão sendo feitos estudos de aplicação nos Estados do CE, RN, PB, PE, ES e RJ. O objetivo é fomentar a prática do aproveitamento de água de reuso de efluentes tratados com fonte alternativa para o setor industrial.

Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras

O Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras visa esclarecer e orientar sobre as principais temáticas e suas regulações relativas a segurança e saúde no trabalho que devem ser observadas no dia a dia dos canteiros de obras, a fim de contribuir para a melhoria do trabalho dos profissionais e colaboradores envolvidos, pois, independentemente do porte da obra e do número de trabalhadores, é fundamental a organização e gestão no canteiro, de modo a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de manter de forma adequada o meio ambiente de trabalho.

3º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro

Em 28 de setembro, a Confederação Nacional da Indústria realiza o seminário 3º Pense nas Pequenas Primeiros. Com o tema "Como as MPEs podem ajudar o Brasil a sair da crise", o evento reunirá especialistas para debater sobre políticas de fomento às micro e pequenas empresas.

CNI Sustentabilidade 2016

A edição de 2016 do CNI Sustentabilidade será realizada em 22 de setembro no Rio de Janeiro. O evento abordará o tema "Biodiversidade e Florestas: novos modelos de negócios para a indústria do amanhã" e reunirá empresários, especialistas, acadêmicos, industriais e autoridades.

Guia Contrate Certo: Guia para a contratação de Empreiteiros e Subempreiteiros na Construção Civil

O GUIA CONTRATE CERTO da CBIC visa orientar as empresas do segmento da construção sobre a contratação de serviços na modalidade de empreitada e subempreitada. Com base em textos técnicos, sugestões de procedimentos e arquivos modelos contidos neste Guia, as empresas disporão de ferramentas importantes para otimizar todo o processo de contratação: do planejamento e seleção do empreiteiro à análise e contratação do prestador de serviços. Tão importante quanto os aspectos operacionais de uma obra são os procedimentos legais e as questões administrativas e financeiras contempladas neste trabalho que devem ser seguidas. O objetivo é garantir ao empresário da construção a segurança necessária para gerir bem o seu negócio.

Propriedade Intelectual para Micro e Pequenas Empresas

Esta cartilha leva aos empresários informações sobre os principais aspectos da propriedade intelectual e tem por objetivo informar e difundir o tema como uma ferramenta estratégica para a proteção de ativos intangíveis. Na era do conhecimento, a proteção das inovações é essencial para o desenvolvimento do país e aumento da competitividade industrial. É mais uma publicação do programa Propriedade Intelectual para desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria que consiste no maior empreendimento de disseminação e capacitação para o uso estratégico da propriedade intelectual na América Latina. Nesta edição não trataremos de proteção sui generis que abarca topografia de circuito integrado, cultivares e conhecimento tradicional.

Sem nada para carregar